Navegando por Autor "ROSSI, Emili"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do professor universitário para o engagementacadêmico(2021) ROSSI, Emili; BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; MARQUEZAN,Fernanda FigueiraA pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagementacadêmico no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campusErechim, Rio Grande do Sul, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias–(I) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (II)Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais–e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagementestudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagementacadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.