Navegando por Autor "RODRIGUES JÚNIOR, Rodrigo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAprendizagem significativa de estratégia para resolução de sistemas de equações(2021) VIANA, Odalea Aparecida; RODRIGUES JÚNIOR, RodrigoO objetivo deste trabalho é analisar a potencialidade significativa de uma proposta didática para ensino de uma estratégia algébrica de resolução de sistemas de equações do primeiro grau a partir de estratégias aritméticas de resolução de problemas. Fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, em especial para o caso de procedimentos algébricos. A proposta foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional e aplicada pelo professor em uma turma de 24alunos do oitavo ano do ensino fundamental da rede pública. Considerou-se que a proposta didática tinha características de um materialpotencialmente significativo;que foram atendidas algumas funções da atividade docente no processo de aprendizagem de procedimentos;que há indícios de que os alunos conseguiram atuar de maneira independentee que a proposta pode ter contribuído para o desenvolvimento do pensamento algébrico.