Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES , D. da A. M. C."

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável uma revisão sistemática de literatura
    (2022) RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. I
    Este estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dezartigos publicados em revistas académicas (2016-2020),que,através da análise de conteúdo,possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais,a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelamparaa integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competênciasdocentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável uma revisão sistemática de literatura
    (2022) RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. I
    Este estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dezartigos publicados em revistas académicas (2016-2020),que,através da análise de conteúdo,possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais,a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelamparaa integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competênciasdocentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão