Navegando por Autor "RODRIGUES, Laís Cordeiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGêneros discursivos na esfera acadêmica: desafios e possibilidades na formação do graduando cego(2020) RODRIGUES, Laís Cordeiro; RAMOS, Rita de Cássia Antonia NespoliEste artigo busca compreender como são disponibilizadas experiências de aprendizagem em práticas textuais, próprias ao ensino superior, ao graduando cego e como ele responde a essas propostas. A partir da perspectiva enunciativo-discursiva, consideramos que os dizeres são perpassados/constituídos por discursos sobre a inclusão e sobre a acessibilidade. Desse modo, foi possível entender que as condições de acesso ao discurso sistematizado não correspondem a uma mera disponibilização do material adaptado. As narrativas dos participantes indicam as surpresas, as possibilidades, os desafios e os questionamentos envolvidos no processo formativo e convocados na esfera acadêmica.
- ItemNarrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19(2022) RODRIGUES, Laís Cordeiro; MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves; NOVAES, DanielA pandemia da Covid-19 trouxe consigo um fator de impacto determinante no trabalho do professor: o ensino remoto emergencial. Em decorrência disso, estados e municípios passaram a prescrever tarefas pedagógicas que nem sempre condizem com a realidade dos atores escolares. Uma das dificuldades está no acesso aos meios de comunicação, visto que, no Brasil, uma conexão com a internet de boa qualidade é privilégio de poucos. Com base nesse contexto, questiona-se como as interações remotas afetam a participação dos alunos nas tarefas propostas e de que forma os desafios da prática pedagógica possibilitam perspectivas para o futuro. A partir dos questionamentos levantados, o objetivo é investigar o que narram as professoras a respeito do trabalho pedagógico com alunos com deficiência no contexto da pandemia