Navegando por Autor "RODRÍGUEZ, Milagros Elena"
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- ItemEconomistas transcomplexos: estratégias com princípios ecosóficos e antropoéticos(2020) RODRÍGUEZ, Milagros ElenaAs práticas modernistas dos economistas são classificadas como anti-humanas, na maioria dos casos, predatórias do meio ambiente e antiéticas quando se respeita os direitos humanos e a vida. No projeto transmodernista e transcomplexo de transparadigmas, a pesquisa transmetódica foi realizada com hermenêutica abrangente, ecossófica e diatópica, com o objetivo de analisar os princípios ecossóficos e antropoéticos dos novos estrategistas economistas.
- ItemLa transdisciplinariedad en la educación universitaria: visiones rizomáticas de la educación decolonial transcompleja(2021) RODRÍGUEZ, Milagros ElenaLa presente investigación tiene como objetivo complejo analizar la transdisciplinariedad en la Educación Universitaria como visiones rizomáticas de la Educación Decolonial Trancompleja; ubicada en la línea de investigación: educación-transepistemologías transcomplejas. Se realiza desde la deconstrucción: un transmétodo rizomático en la transmodernidad. En la reconstrucción, luego de develar la crisis, puntos áridos de la Educación Universitaria venezolana; en una esperanzadora praxis, que devele el amor Freiriano por la decolonialidad y liberación de las disciplinas impuestas, una calidad de vida de las personas como retos educativos transdisciplinares, liberación onto-epistemológica del conocimiento como utilidad, pertenencia y transcendencia.
- ItemPaulo Freire en la educación hoy, fascismo o paternalismo hipócrita; hablan las voces de Venezuela y Brasil(2022) RODRÍGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, IvanA presente investigação trata-se de analisar o legado de Paulo Freire como uma utilidade na educação hoje, com fascismo e paternalismo hipócrita; aquí se falam as vozes da Venezuela e do Brasil. É uma investigação com o transmétodo na desconstrução e reconstrução sob rizomas que se rompem, para incluir o andarilho da utopia e suas ideias lendárias em nossa luta. Na reconstrução, verificamos que as palavras fascismo e paternalismo hipócrita não são ofensas inventadas em mentes sem critério. Não. Ao contrário, foram usados na época por Paulo Freire, e continuam sendo uma realidade, principalmente na Venezuela e no Brasil. Apesar disso, nos enchemos de esperança de fé, e nos espelhando em Paulo Freire, contribuímos com nossas ideias para a reconstituição da educação na Venezuela e no Brasil, desmistificando o fascismo e o paternalismo hipócrita.
- ItemTecnologias na descolonialidade do poder, do saber, do ser, do fazer e do sonhar panacéia ou utopia?(2022) RODRÍGUEZ, Milagros ElenaA pesquisa é realizada no projeto transmoderno: decolonialidade em todos os sentidos. O complexo objetivo era analisar as tecnologias na decolonialidade do saber, ser, pensar, fazer e sonhar como panacéia ou utopia?; a partir da análise crítica do discurso como um transmétodo rizomático em uma investigação transparadigmática. As diferentes colonialidades são estudadas com o uso de tecnologias, para posteriormente, com a análise de entrevistas de seis (6) doutorandos colaboradores do Pós-doutorado em Ensino de Matemática da Universidade Experimental Nacional de Yaracuy, Venezuela. Em estruturas profundamente complexas chamadas rizomáticas de investigação, obtêm-se conclusões de abertura ou conceituações: As tecnologias estão aí, vieram para ficar, o mundo é mediado muitas vezes em favor do ser humano; muitos outros a favor do sistema colonial. De quem depende a sua humanização? Inicialmente depende de seu usuário, que nem sempre tem idade e maturidade para diferenciar o bem do mal, com uma mente decolonial, livre de amarras, ir ao seu uso ético resguardado com humanidade e em favor da comunidade e remasterização do nossa cultura, no respeito e consideração do Outro. Na pergunta do título optamos pela utopia ao invés da panacéia; Com isso queremos dizer que a decolonialidade com o uso de tecnologias é um caminho possível; bem como a sua formação adequada em políticas governamentais, familiares e atores da educação.