Navegando por Autor "ROCHA, Nildicéia Aparecida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEditorial(2017) ROCHA, Nildicéia Aparecida; GILENO, Rosangela Sanches da Silveira; MARQUES, Sandra Mari KanekoNeste volume da Revista Entrelínguas de tema livre (volume 3, número 1), temos uma série de artigos que abordam questões contemporâneas acerca do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras dentro dos mais diversos níveis e contextos educacionais, tais como universidades brasileiras e do exterior; escolas regulares e ambiente virtual de aprendizagem. As discussões dos trabalhos envolvem diferentes línguas estrangeiras, a saber: português como língua estrangeira, inglês e francês. Além de aspectos como exames de proficiência, material didático, formação de professores e internacionalização.
- ItemEnsino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE): repensando o contexto de imersão(2015) ROCHA, Nildicéia Aparecida; GILENO, Rosangela Sanches da SilveiraTendo em vista a questão da mobilidade estudantil universitária, gostaríamos, neste trabalho, de refletir sobre as especificidades de se ensinar e aprender Português Língua Estrangeira (PLE) tanto em contexto de imersão como fora dele, a partir das observações realizadas em dois momentos: por um lado, descreveremos um curso de PLE em situação de imersão em uma universidade no interior do estado de São Paulo, Brasil; e por outro, um curso de PLE fora do contexto de imersão, em uma universidade na Espanha, em uma capital de província.
- ItemLa práctica pedagógica de un profesor de portugués lengua extranjera (PLE) en contexto de inmersión y no-inmersión(2016) ROCHA, Nildicéia Aparecida; GILENO, Rosangela Sanches da SilveiraO objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre as especificidades do ensino do português como língua estrangeira (APA) tanto no contexto de imersão como fora dele, a partir das observações realizadas em duas etapas: primeiro, a prática de um professor APA será descrita em situação de imersão em uma universidade do estado de São Paulo, Brasil; e depois, praticar o mesmo professor em um curso de APA fora do contexto de imersão, em uma universidade da Espanha, em uma capital provincial. Prática de ensino|| Ensino de português para estrangeiros|| Contexto de imersão|| Língua e cultura