Navegando por Autor "ROCHA, Luiz Renato Martins da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEfeitos da pandemia da Covid-19 nas matrículas de estudantes público-alvo da educação especial(2023) TORRES, Josiane Pereira; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; ROCHA, Luiz Renato Martins daO objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia daCovid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP)e se caracteriza por ser do tipo descritiva, de natureza qualitativa e de análise estatística. Foram consideradosos dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.
- ItemVestibulares videogravados em libras entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadoras(2017) ROCHA, Luiz Renato Martins da; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa deOver the past decades, the number of enrollments in higher education has grown exponentially in Brazil; therefore, the number of people with disabilities in this level of education has also grown substantially, in proportion, even more than people without disabilities. In such context, the guiding question which moved this research on higher education for deaf people and, specifically, on video recorded examination in Libras, can be understood as follows: What do the coordinating teachers of the entrance examination of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the Federal University of Santa Maria (UFSM) say about the video recording of these tests? Thus, in this study we aimed to understand aspects of the entrance examination in Libras (Brazilian Sign Language) in its particularities and in addition to reading the public notices. To achieve this objective, we used a qualitative research with exploratory and descriptive nature and semi-structured interviews. All interviews were translated and categorized in order to identify differences and similarities in the depositions. The results show that the translation of the entrance examination in Libras is a costly process, however, it is unanimous among the coordinating teachers their agreement with the maintenance of this kind of entrance examination and its expansion to larger scales tests.