Navegando por Autor "ROCHA, Cristiane de Arimatéa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRecursos de um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico(2023) SOUSA, Edson Carlos Sobral de; ROCHA, Cristiane de Arimatéa; LIMA, Iranete Maria da SilvaEste artigo, ancorado nos estudos sobre a Educação do Campo e na Abordagem Documental do Didático, traz uma pesquisa de iniciação científica que objetivou caracterizar os recursos utilizados por um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico e suas possíveis relações com a Educação do Campo. Na coleta de dados utilizaram-seos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada com o professor; construção de uma representação esquemática dos recursos empregados por ele e acompanhamento de uma aula realizada de forma remota e de forma presencial, observando-se as recomendações das autoridades sanitárias no período pandêmico. Os resultados da pesquisa mostram a diversidade de recursos ‒ predominantemente do tipo material ‒ que foram usados. Nas aulas remotas o professor utilizou, prioritariamente, recursos digitais ‒ que se tornaram quase um imperativo para o ensino nesse período e com os quais ele demonstrou afinidade ‒, como as videoaulas que produzia e o aplicativo WhatsApppara enviar outros expedientes e comunicar-se com os estudantes que tinham acesso à internet. Contudo, para aqueles cujo acesso era precário ou inexistente ‒ em maioria os que habitavam na área rural ‒ ele produzia apostilas impressas com as explicações dosconteúdos das videoaulas. Mesmo que a relação dos recursos usados pelo professor com a Educação do Campo não seja explícita em suas respostas, destaca-se que ele produziu, selecionou e utilizou instrumentos como as visitas domiciliares, caracterizados como não materiais, para atender as necessidades específicas dos estudantes camponeses durante a pandemia