Navegando por Autor "RIPOLL, Cydara Cavedon"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConstruções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações(2022) DOERING, Luisa Rodriguez; RIPOLL, Cydara Cavedon; SILVA, Érica Vitória Machado daNeste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em uma oficina oferecida a esses discentes, intitulada Critérios de Divisibilidade na Escola: Um Trabalho de Reflexão em Grupo. Para a análise dos dados, adaptamos para grupos, a metodologia de análise (individual) propostapor Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009) denominada Reasoning-and-Proving.Foram constatadas, nos grupos, divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui ou não uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos matemáticos de uma demonstração e suas potencialidades pedagógicas