Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas do ensino de história medieval: conhecendo as mentalidades
    (2017) RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco; SIQUELLI, Sônia Aparecida
    Este artigo tem como objetivo compreender como os professores da rede pública e privada do Ensino Fundamental de História, da cidade de Pouso Alegre/MG percebem, e incorporam características do ideário neoliberal de educação, em sua prática de ensino nas temáticas relacionadas à Idade Média. Presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e no Currículo Básico Comum - CBC/MG propõem, através da adoção de práticas típicas da economia de mercado, desenvolver um sistema educacional pautado na qualidade. Para o ensino de História determinam a inclusão das fontes históricas em sala de aula, priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências, que preparem o estudante para o mundo do trabalho. Trabalhou-se com o conceito de Nova História, mentalidades e da evolução das ideais pedagógicas no Brasil, descreve como as visões que permeiam as mentalidades e do medievo são resultados de um longo processo de formação das mentalidades. Foi possível levantar categorias que permitiram descrever como as fontes históricas estão incorporadas ao ensino de História Medieval na prática docente.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão