Navegando por Autor "REZENDE, Veridiana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA generalização da função afim manifestada por estudantes do 9º ano do ensino fundamental(2022) CALADO, Tamires Vieira; REZENDE, VeridianaA compreensão do conceito de função não é um processo fácil para os estudantes. Dentre as ideias essenciais para a compreensão desse conceito,consta a generalização. Nesse sentido, apresentam-se neste artigoresultados de uma pesquisa de mestrado que teve como principal objetivo identificar conhecimentos relacionados àgeneralização da função afim,manifestados por estudantes do 9º ano. Para o seu desenvolvimento, elaborou-se uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática, que foi desenvolvida com uma turma de 9º ano. A principal fundamentação teórica foi a Teoria dos Campos Conceituais.Neste texto, apresentam-se as análises de duas situações resolvidas pelos participantes da pesquisa. As análisesmostram que osestudantesmanifestam,em suasresoluções,três teoremas em açãoverdadeiros e três teoremas em ação equivocados relacionados especificamente àgeneralização da função afim. Tais conhecimentos errôneos necessitam de atençãoda comunidade acadêmicae dos professores,pois a desestabilização de conhecimentosequivocadosé uma das possibilidades para proporcionar a compreensão de conceitos pelos estudantes durante a escolarização
- ItemArtigos, entrevistas e dossiê temático na ACTIO(2018) PANOSSIAN, Maria Lúcia; REZENDE, VeridianaEditorial para o nono número da ACTIO: docência em ciências.
- ItemIdeias base do conceito de função mobilizadas por estudantes do ensino fundamental e ensino médio(2019) BERNARDINO, Fabricia; GARCIA, Wellington Fernando Delvechio Gama; REZENDE, VeridianaAccording to curricular documents, the concept of function must be studied in the 8th and 9th years of Elementary School, and deepened in High School. However, since the initial years it is possible to introduce base -variable, correspondence, dependence, regularity and generalization -of this concept so that during the course of the school process this concept can be developed by students. Thus, we carry out this research with the objective of analyzing the basic ideas about function mobilized by students of the 9th grade and 3rd year of secondary education, by solving mathematical tasks on related function. Data collection took place through structured interviews, which were recorded in audio, and had previously developed mathematical tasks for the students to solve. The analyzes show that students partially mobilize the basis ideas of function, but that the greatest difficulties occur in relation to the notion of generalization. In addition, students expressed difficulties in recognizing a function in graphical representations and natural language.