Navegando por Autor "REIS, Pedro Guilherme Rocha dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemControvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências(2019) WATANABE, Graciella; REIS, Pedro Guilherme Rocha dosA pesquisa em educação em ciências expôs a dificuldade na implementação de controvérsias sócio-científicas em sala de aula, particularmente em relação à infraestrutura e à formação de professores para lidar com atividades que vão além dos conceitos científicos. Vários fatores desestimulam os professores atuais e futuros a trabalharem na educação básica (fundamental e secundária) quando enfrentam o desafio de incluir tópicos não consensuais em suas aulas de ciências. Tendo em conta a situação política brasileira, esta pesquisa ilustra como os futuros professores compreendem suas ações e desafios, ao implementar controvérsias sócio-científicas. No contexto, apresentamos uma fração do trabalho desenvolvido no projeto “We Act”, no qual pretendíamos pesquisar as percepções das relações de poder através das interpretações de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. As concepções dos participantes sobre as relações de poder nas escolas, e como práticas políticas, surgem como particularmente relevantes para o que chamamos de “vigilância da profissão docente”. Consequentemente, deve-se reconhecer que o contexto escolar é construído por influências sociais maiores do que a escola e a comunidade a que pertence.
- ItemEducação em ciências e sua contribuição no estudo dos problemas sociais dos povos indígenas da Amazônia(2020) NUNES, Reginaldo Oliveira; REIS, Pedro Guilherme Rocha dosThe objective of the research was to reflect on the reality of the social problems faced by the indigenouspeoples of the Amazon, as well as the way these problems can be discussed in the Science curriculum. To achieve the proposed objective, a questionnaire composed of eight open-ended questions was used, involving data on social problems and science education. The participants in the survey were one hundred and twelve indigenous students in training at the Degree in Intercultural Education of the Federal University of Rondônia. The results show that the social problems diagnosed have their roots in contact with non-indigenous society through land dispute processes, lack of commitment by government agencies to ensure the demarcation of indigenous territories and non-compliance with what is provided for in specific legislation. It can be observed that transposing social problems into the curriculum of the indigenous school is of fundamental importance to the discussions regarding what can be done. It is also necessary to seek solutions that can benefit indigenous peoples, bringing the well-being and wellbeing that exist before contact with the surrounding society.