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Navegando por Autor "REBELATTO, Durlei Maria Bernardon"

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    A educação fundamental no oeste catarinense: desafios na construção da qualidade social
    (2012) TEDESCO, Andreson Luiz; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon
    O estudo constitui-se de uma reflexão conceitual acerca da qualidade na Educação Fundamental. O horizonte teórico embasa-se na perspectiva da qualidade social, no contexto regional do Oeste catarinense, e se articula com as análises de resultados parciais dos microdados encontrados no sítio do Inep de 2009. Objetiva descobrir, com base nas respostas dos questionários das escolas dos municípios pesquisados da mesorregião catarinense, se as políticas públicas viabilizam a construção da qualidade social. Constando-se conclusões parciais acerca do distanciamento entre as políticas educacionais e a efetiva construção de uma qualidade social da educação fundamental no Oeste catarinense.
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    Luz, câmera e ação: expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina
    (2023) SOUZA, Rose Fernandes de; VANZUITA , Alexandre; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon; VALADÃO, Michele Silva
    O presente relato narra as experiências intrínsecas do projeto de ensino Ser ou não ser, eis a questão: o teatro chegou ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Itajaí, como uma ação de permanência e êxito. O projeto teve como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Itajaí e surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de ações pedagógicas que favorecessem a compreensão da realidade social dos/das estudantes, auxiliando no processo de pertencimento ao espaço escolar. As ações foram orientadas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, resultando em uma peça teatral pautada em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Os resultados indicam a relevância de ações pedagógicas transformadoras que favoreçam o protagonismo discente, o sentimento de pertencimento à instituição educacional e o fomento de um trabalho pedagógico multiprofissional e interdisciplinar.
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    Opções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público?
    (2013) NARDI, Elton Luiz; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon; GAMBA, Ivan Carlos
    O trabalho tem por objetivo analisar as condições estabelecidas pelos governos municipais enquanto opções político-institucionais, em vista da promoção da gestão democrática do ensino público nos sistemas municipais de ensino de uma região do Estado de Santa Catarina. Por meio do exame das leis municipais que institucionalizaram os sistemas, foram levantados os princípios e os espaços e mecanismos de participação. Os resultados levam a problematizar a ação governamental em face das opções político-institucionais que traduzem a regulamentação, especialmente por não interferirem decisivamente no exercício do poder político. Conclui que as opções dos municípios pesquisados não sinalizam para posições políticas que denotem alargamento das condições de democratização da gestão educacional.

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ISSN 1518-6385

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