Navegando por Autor "REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAprendizagens de tutoras sobre os processos de assessoramento e desenvolvimento profissional de mentoras(2023) CARVALHO, Brenda Karla Reis de; REALI, Aline Maria de Medeiros RodriguesO escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de umPrograma Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacksformativos e reflexivos
- ItemConversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria: temas tratados e abordagens adotadas de professoras experientes-mentoras(2020) BRAGA, Fabiana Marini; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; CESÁRIO, Priscila Menarin; CASTRO, Mariângela Machado deWe analyze the themes treated and the approaches adopted by experienced teachers in the role of mentors (Ms), evidenced in the virtual interactive conversations held with beginner teachers (BTs) of the Hybrid Mentoring Program (PHM), carried out by researchers from a public university. From a descriptive-analytical-exploratory study, considering the Moodle (Virtual Learning Environment as the interaction context - AVA), it was considered the interactions of three dyads (M-BT) in the initial phases of the PHM, along 6-11 months. The analysis presented refers to written narratives registered in the AVA, in a longitudinal perspective of the dialogues maintained by each dyad, considering a representational reading of the reported situations. It was identified themes and the adopted approaches by the Ms from the selection of excerpts or small "portions" of the interlocutions The results show five different approaches of interlocution used by the Ms when addressing topics such as characteristics of the PHM, its organization, and dynamics; school trajectories and previous professionals of the BTs; teacher beginning, pedagogical practices, including conceptions of teaching, student, learning, etc. These results point to a certain association of some approaches with the phase of the mentoring process experienced by the dyad, without the identification of a taxonomy between them.
- ItemPráticas formativas de uma professora experiente num programa de indução: um estudo de caso(2022) REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, Ana Paula Gestoso deConsiderando referências teóricas sobre a base de conhecimento para o ensino, conversas entre professores e pensamento do professor, analisam-se as práticas formativas de uma professora experiente, em sua atuação como mentora de uma professora iniciante em um programa de indução. Realizou-se um estudo de caso exploratório de natureza descritiva-analítica sobre interações virtuais estabelecidas entre elas. A análise de narrativas escritas dessa mentora revelou seu raciocínio pedagógico por meio de diversas ações formativas relacionadas à visualização das práticas e circunscrição dos problemas enfrentados pela iniciante. Desvelou, ainda, que a promoção de processos reflexivos incentivou a iniciante a olhar a própria prática, a projetar formas alternativas de atuação e a experimentá-las.
- ItemPrograma de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes(2008) REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça NicolettiThe text introduces the theoretical-methodological framework, and initial results, of an intervention-research about the formative processes of beginner teachers and their mentors. The initial formation of teachers by their mentors takes place under the M