Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RANGEL, Mary"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociais
    (2010) RANGEL, Mary
    This article aims to build an argument about the importance of respect and acceptance of diversity, as a human and sociopolitical right, noting that the claim of this right is a common proposal of NGOs and social movements. The methodology is recurrent in
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
    (2016) ROCHA, Vanessa Lima Blaudt; RANGEL, Mary
    Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Da educação rural à educação do campo: revisão crítica
    (2011) RANGEL, Mary; BRANCA, Rosângela Carmo
    O propósito deste estudo é recuperar alguns dos eventos históricos da educação rural que esclarecem o percurso da evolução de seu significado para a concepção, social e politicamente mais ampla, da educação do campo, observando e problematizando, nesse percurso, fatores que fundamentam reivindicações por maior atenção à escola e às práticas pedagógicas. A metodologia inclui revisão de estudos, cujos aportes críticos sustentam a problematização, construída no estilo ensaístico. A revisão aponta um longo tempo de pouca atenção política ao contexto rural e suas escolas, cujo currículo e práticas têm sido submetidos ao modelo da escola urbana. Destaca-se, então, a relevância histórica de movimentos sociopolíticos em prol da valorização dos sujeitos do meio rural, incluindo indígenas e remanescentes dos quilombos, reconhecendo-se sua importância para a vida e a história do país. Assim, no percurso histórico e nos aportes críticos revistos neste artigo, observa-se a crescente ênfase em recursos e condições que propiciem a oferta de um processo educativo contextualizado, assegurando-se também os princípios de qualidade educacional. Desse modo, este estudo demonstra o quanto o campo inspira reflexões e requer a continuidade e aprofundamento de estudos que visibilizem suas questões e apelos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Diversidade, preconceito e exclusão à luz das representações sociais
    (2009) RANGEL, Mary
    The purpose of this study is to build an argument theoretically based on the importance of attention to themes and expressions of the diversity and to the problem of exclusion, associated to prejudice, observing, in the social representations' mechanisms,
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Exclusão-exclusão: múltiplos olhares, diferentes significados
    (2017) SOUZA, Sandra Cristina Morais; RANGEL, Mary
    A noção de inclusão ganhou o mundo, no século XX e XXI. E chegou às escolas com a pretenção de incluir “todos” no espaço educacional. O lema proclamado pelo discurso inclusivo versa sobre a aceitação das minorias, a exaltação, a diversidade e à educar para a diferença. O presente estudo aprofunda o debate acerca dos múltiplos olhares e diferentes significados que cercam o binômio inclusão e exclusão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O direito à educação de qualidade e suas decorrências para a gestão escolar
    (2018) MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirleia Fanfa; RANGEL, Mary
    Este artigo é decorrente de uma pesquisa de cunho documental que focaliza o direito à educação de qualidade e seus modos de efetivação em diferentes contextos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão