Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PONTES, Márcio Matoso de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental: uma revisãode literatura
    (2023) PONTES, Márcio Matoso de; LIMA, Dina Séfora Santana Menezes de; BARROSO, Maria Cleide da Silva
    O trabalho com divulgação científica com uso da literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,ainda tem se mostrado pouco presente no cenário nacional. No entanto, essa temática já é discutida por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências,com o intuito de fazer com que a divulgação científica se torne cada vez mais presente dentro da escola. Nesse sentido, na perspectiva de incentivar e promover o trabalhocom divulgação científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma revisão na literatura com objetivo de identificar quaiscontribuições para o ensino de ciências da natureza as obras de literatura podem propiciar quando utilizadas como meio de divulgação científica. Como abordagem metodológica,foi utilizada a pesquisa bibliográfica,por meio de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil publicados nasplataformasSciELO, Oasisbre no portal de Periódicos da Capes. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise deConteúdo,proposta por Bardin. Os resultados obtidos nesse estudorevelam as potencialidades da divulgação científica para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua formação cidadã como: o desenvolvimento do pensamento científico, o reconhecimento da importância do papel da ciência para o crescimento da sociedade, na cura de doenças e no combate a políticas negacionistas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estatística na formação inicial em pedagogia: a vivência do ciclo investigativo
    (2022) PONTES, Márcio Matoso de; LIRA, Arianny de Sousa; CASTRO, Juscileide Braga de
    Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e implicações didáticas da implementação de uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo problema, planejamento, dados, análise e conclusão (PPDAC), advindas da imersão de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa, com características da abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados: diários de campo, transcrições de áudios e fotos. Realizada com doze estudantes, foi utilizadaa observação participante em três encontros presenciais. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo evidenciam contribuições no campo formativoe relacionados à Estatística e Matemática. O ciclo investigativo PPDAC mostrou-se eficaz para o desenvolvimento do pensamento estatístico, além da promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, abrindo caminho para a vivência de situações reais comopossibilidade para a contextualização e aprendizagem de novos conceitos na formação inicial.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão