Navegando por Autor "PONTES, Márcio Matoso de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDivulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental: uma revisãode literatura(2023) PONTES, Márcio Matoso de; LIMA, Dina Séfora Santana Menezes de; BARROSO, Maria Cleide da SilvaO trabalho com divulgação científica com uso da literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,ainda tem se mostrado pouco presente no cenário nacional. No entanto, essa temática já é discutida por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências,com o intuito de fazer com que a divulgação científica se torne cada vez mais presente dentro da escola. Nesse sentido, na perspectiva de incentivar e promover o trabalhocom divulgação científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma revisão na literatura com objetivo de identificar quaiscontribuições para o ensino de ciências da natureza as obras de literatura podem propiciar quando utilizadas como meio de divulgação científica. Como abordagem metodológica,foi utilizada a pesquisa bibliográfica,por meio de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil publicados nasplataformasSciELO, Oasisbre no portal de Periódicos da Capes. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise deConteúdo,proposta por Bardin. Os resultados obtidos nesse estudorevelam as potencialidades da divulgação científica para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua formação cidadã como: o desenvolvimento do pensamento científico, o reconhecimento da importância do papel da ciência para o crescimento da sociedade, na cura de doenças e no combate a políticas negacionistas.
- ItemEstatística na formação inicial em pedagogia: a vivência do ciclo investigativo(2022) PONTES, Márcio Matoso de; LIRA, Arianny de Sousa; CASTRO, Juscileide Braga deEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e implicações didáticas da implementação de uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo problema, planejamento, dados, análise e conclusão (PPDAC), advindas da imersão de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa, com características da abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados: diários de campo, transcrições de áudios e fotos. Realizada com doze estudantes, foi utilizadaa observação participante em três encontros presenciais. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo evidenciam contribuições no campo formativoe relacionados à Estatística e Matemática. O ciclo investigativo PPDAC mostrou-se eficaz para o desenvolvimento do pensamento estatístico, além da promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, abrindo caminho para a vivência de situações reais comopossibilidade para a contextualização e aprendizagem de novos conceitos na formação inicial.