Navegando por Autor "PIOLLI, Evaldo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; PIOLLI, EvaldoBooks yet to be written are already on the shelf. We enter issue 4/2017 of ETD-Education Digital Theme magazine from inside a library. The black and white photo shifts it further into the past. In the age of digital content, we choose to enter the conversation with education through an environment under question in schools. What for? Surely, adults that we are, some nostalgia comes to us from these environments where we wandered so often... and we still wander, much less often... searching for what? Some author, theme or specific book, some chance encounter, some yellow book, some magazine with a die on the cover, some... And children and young people, born in front of screens, what would they do in a library? Would they waste time, since it is easier and faster to search for authors, subjects and books by means of keywords in virtual environments? In what situations would our answer be yes? Would there be educational reasons to bet on wandering around a library, since both the act and the environment are also possibilities to promote good encounters? Would this be a bet on leaving more free time for children and young people to discover worlds without already having a direction to follow?
- ItemAutonomia controlada e adoecimento do professor(2012) SILVA, Eduardo Pinto e; HELOANI, José Roberto; PIOLLI, EvaldoAnalisamos neste artigo as reformas educacionais que se dão no contextoda Reforma do Estado e as medidas e metas que influenciam a gestão escolar e asrelações de trabalho no âmbito das escolas e universidade públicas. Apontamos para atransposição de alguns conceitos da empresa para as instituições educacionais, taiscomo os de autonomia, qualidade, metas e produtividade, entre outros. Nossapreocupação central foi a de analisar o atual modelo de gestão, baseado nos princípiosda eficácia empresarial e de avaliações heterônomas que, do nosso ponto devista,tendem a provocar individualismo e competitividade nas relações de trabalho. Propõe-seuma reflexão crítica sobre a relação entre as metas de qualidade e as condições objetivasde trabalho dos trabalhadores da educação nos distintos sistemas e instituições deensino, de modo a considerar seus efeitos não somente nas relações de trabalho, mastambém na saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores. A autonomia controlada éapontada como uma dimensão patogênica do modelo avaliativo, o que propiciariaoadoecimento do professor.
- Item(Des)caminhos da educação pública no Brasil(2015) MESKO, Andressa de Sousa Rodrigues; PIOLLI, EvaldoA ETD nos apresenta neste número o dossiê “Educação e Classes Sociais” um tema bastante oportuno em função dos acontecimentos recentes envolvendo a agenda educacional brasileira. Trata-se de uma agenda que se inscreve num contexto de ajuste fiscal e que tem impulsionado os gestores públicos a adotarem medidas de caráter gerencial que aprofundam e aceleram o processo de desmonte da educação pública em nosso país. Há duas décadas a Educação Pública no Brasil está sob risco. As inúmeras reformas que ocorreram, a partir de 1990, nas políticas públicas educacionais no âmbito nacional coadunaram com as orientações advindas dos organismos internacionais (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional) por meio da “Declaração Mundial sobre Educação para Todos”. O objetivo era o de promover a universalização da educação e melhorar a qualidade do ensino a partir de critérios gerenciais.
- ItemEditorial: Educação no atual cenário político e econômico(2015) ZAN, Dirce Djanira Pacheco e; PIOLLI, EvaldoEsta edição foi produzida no contexto das mobilizações e dos debates contemporâneos acerca dos rumos para o país. Após a eleição presidencial ocorrida no final de 2014, disputas se acirraram no cenário nacional e grandes temas, muitos deles caros para o campo educacional, ganharam a cena da mídia brasileira. Um desses temas está relacionado à redução da maioridade penal. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, aprovou no último dia 31 de março a admissibilidade da PEC 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Essa aprovação implica em que se assumiu ser essa uma possibilidade de revisão constitucional que agora segue para análise de uma comissão especial da Câmara que examinará seu conteúdo e que, se receber 3/5 de votos favoráveis entre os deputados, tramitará no senado federal.