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Navegando por Autor "PINHEIRO, Denise"

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    A presença do setor privado na gestão da Educação Pública: refletindo sobre experiências brasileiras
    (2012) ADRIÃO, Theresa; PINHEIRO, Denise
    As parcerias estabelecidas entre os setores público e privado, no âmbito da educação, são foco de análises desse texto. No Brasil, influenciadas especialmente pelas das reformas pós 1990, sob o discurso do aumento da eficiência estatal, tais parcerias têm contribuído para a introdução de mecanismos da gestão privada no funcionamento do Estado. Na vacância de ações de cooperação técnica entre o governo central e os governos subnacionais, a tarefa de elaboração da agenda e da correspondente política educativa parece estar se transferindo para o setor privado lucrativo ou não lucrativo, haja vista a generalização de contratações de instituições e empresas por redes públicas estaduais e municipais de ensino.
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    Comparação entre os sistemas de gestão privados adotados pelos municípios de São José dos Campos e Cosmorama
    (2010) SILVA, Inajara Iana da; PINHEIRO, Denise; ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas
    Este artigo é resultado da pesquisa Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no Estado de São Paulo, elaborada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (Greppe). A pesquisa anteriormente citada é ligada ao projeto interinstitucional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os sistemas de gestão adotados por dois municípios paulistas, Cosmorama e São José dos Campos. Para a realização da pesquisa foram levantados, selecionados e analisados dados de matrículas disponibilizados em banco de dados do Greppe e sites governamentais. A realização da pesquisa considerou a importância das peculiaridades locais, as relações de força manifestas nas ações e reações promovidas pelos segmentos sociais envolvidos e as especificidades presentes na materialização de políticas governamentais. Optou-se por entrevistas do tipo semiestruturado, a partir de roteiros orientadores. Foram realizadas entrevistas com os atores envolvidos no processo de implantação das parcerias para assessoria de gestão nos dois municípios.

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ISSN 1518-6385

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