Navegando por Autor "PETRONILO, Keila Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do psicopedagogo para alunos com TDAH no âmbito educacional(2023) PETRONILO, Keila Barbosa; RESENDE, Líbia Marivani Guimarães; MARINHO, Tânia Rosa Silva; FONSECA, Ricardo Moreira dos SantosO objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto educacional de alunos com TDAH. O TDAH é considerado como um transtorno mental, sendo um dos mais comuns na infância e na adolescência, caracterizado por desatenção, atividade motora excessiva e impulsividade. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com auxílio de artigos e textos com fundamentação teórica, publicados virtualmente. A mesma, procurou compreender o seguinte problema: quais são as estratégias utilizadas pelos psicopedagogos para que as crianças com TDAH possam desenvolver em suas habilidades cognitivas no âmbito educacional? Portanto, justifica-se a importância da pesquisa pois, deve-se sempre ter um olhar psicopedagógico, seja através da presença do psicopedagogo ou pela formação dos educadores. A proposta não foi apresentar respostas prontas e muito menos mostrar os benefícios que essa área do conhecimento traz ao educador frente às necessidades pedagógicas das crianças, mas sim, qualificar seu trabalho através de intervenções ampliando as práticas frente ao “aprender” da visão escolar. Conclui-se através dessa pesquisa que é possível que as crianças com TDAH frequentem e aprendam em escolas de ensino regular, desde que tenham o acompanhamento com psicopedagogo. Mas para isso, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursos materiais e humanos para manter a atenção desses alunos em sala de aula.