Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Expansão do ensino superior: notas sobres seus limites e possibilidades
    (2016) SCHLESENER, Anita Helena; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues
    This article addresses the subject of the expansion of higher education in Brazil in the context of the governments of the Workers' Party. Educational policies are analyzed in order to show the limits and the possibilities that the expansion of college education presents to the working classes, whose objectives of access to knowledge and emancipation do not agree with the objectives of the economic and social context aligned with international economic interests The laws highlight the social contradictions of a deeply unequal society and, in the correlation of forces, the private sector is gradually advancing in defense of its interests. The expansion expresses many possibilities and, at the same time, the limits imposed by the determinations of international funds.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino médio integrado ao técnico revisão sistemática (2013-2019)
    (2023) FERREIRA, Ana Claudia; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues
    Esta revisão sistemática tem por objetivo caracterizar a integração no Ensino Médio Integrado (EMI) brasileiro, por intermédio da metassíntese de pesquisasde pós-graduação stricto sensu sobre o tema. A busca pelos estudos para análise se deu no Banco de Teses e Dissertações da Capes, entre os meses de julho e setembro de 2020, resultando em um conjunto formado por 79 trabalhos, após ter sido averiguada a pertinência aos critérios de inclusão e exclusão em 200 registros. Os resultados dessa análise elucidam a integração como uma perspectiva em construção, no âmbito das ofertas de EMI constantes nas pesquisas selecionadas. Enquanto possibilidade, a integração afirmada nos estudos confirma o alcance da almejada formação integral emancipadora.Contudo, carrega em si a marca da contradição de não se afastar das exigências impostas pelo capital na luta de classes. Conclui-se, assim, pela defesa da integração como o caminho para a transformação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão