Navegando por Autor "PASSEGGI, Maria da Conceição"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMemorial acadêmico de uma educadora matemática(2023) LOPES, Silvia Maria da Silva; PASSEGGI, Maria da ConceiçãoApresenta-se aqui um recorte de pesquisas mais amplas sobre relações de gênero no ensino superior brasileiro com foco em trajetórias profissionais e existenciais de mulheres cientistas. O artigo tem como base de reflexão o memorial acadêmico de uma destacada professora titular da área de Educação Matemática. O conceito de biograma é utilizado como instrumento de análise, por permitir entrelaçar as coordenadas de espaço e de tempo e o modo como os acontecimentos são rememorados e valorados por quem narra. Como resultados, destaca-se a importância do biograma para análise de memoriais de professores titulares para investigar questões de gênero na educação superior brasileira e a relação entre mulheres e ciências.
- ItemNarrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico(2016) PASSEGGI, Maria da ConceiçãoTematizamos as narrativas da experiência como dispositivos de pesquisa-formação. Iniciaremos pela noção de sujeito epistêmico e sujeito empírico como concepções propícias ao exercício de biografização. A experiência constitui o conceito central da pesquisa-formação com o uso de narrativas. Abordaremos as noções de capital biográfico, aprendizagem biográfica, memória biográfica como modo de conceber o sujeito biográfico. Tais noções nos ajudam a compreender que a formação ocorre ao longo da vida e em todas as circunstâncias da vida. Utilizamos nas análises memoriais autobiográficos e entrevistas narrativas. As conclusões planteiam uma epistemologia do sujeito biográfico que enlaça nas narrativas da experiência razão e emoção, o público e o privado, o padecer e o empoderamento.
- ItemNarrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo(2018) PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria daQuais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.