Navegando por Autor "PANTONI, Rodrigo Palucci."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado(2022) BEZERRA, Marli; PANTONI, Rodrigo Palucci.Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de promover açãode formação continuada voltada aos docentes, utilizando vídeos como ferramenta de mediação do processo de formação dos agentes educativos, no intuito de facilitar o processo inclusivo do aluno com TEA(Transtorno do Espectro Autista)no contexto da EPT(Educação Profissional e Tecnológica)nos cursos do Ensino Médio Integrado. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam junto aos alunos com TEA nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFSP e os membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário e realização de uma roda de conversa. A análise dos dados, por sua vez, contou com técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitiram identificar a formação continuada como um elemento indissociável à prática da inclusão na EPT, demonstrando que uso de vídeos pode otimizar as ações de formação permitindo ampla acessibilidade dos participantes e a ampliação dosespaços de formação para além ambiente institucional