Navegando por Autor "PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado(2019) PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SILVA, Ivone Maria MendesA pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
- ItemContribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas(2018) FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana PuiatiEste artigo discute a formação de professores no cenário das sociedades complexas, tendo como problema central: como compreender os novos desafios da formação de professores a partir das sociedades complexas? Inicialmente, ancora-se em Garcia, Nóvoa, Tardif e Lessard para discutir o conceito e a constituição da formação de professores, bem como os novos desafios para a formação de professores.
- ItemEstudos e contribuições de Martha Nussbaum para a educação(2021) PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SANTOS, Antônio Pereira dos; OLIVEIRA, Julia CostaA coletânea “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação” (Fávero et al., 2021a), publicada pela editora CRV e organizada por Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Evandro Consaltér e Junior Bufon Centenaro, tem como objetivo discutir a educação a partir do pensamento de Martha Nussbaum. A obra, composta por 18 capítulos, aborda o papel da educação para o fortalecimento da democracia, para o desenvolvimento humano, para a promoção das capacidades humanas e da justiça social global.