Navegando por Autor "OSTETTO, Luciana Esmeralda"
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- ItemEducação infantil, diversidade étnico-racial e princípios estéticos: contributos das poéticas de artistas negras à formação docente(2021) SILVA, Greice Duarte de Brito; OSTETTO, Luciana EsmeraldaEste artigo apresenta uma proposta de encontros-ateliê, realizados com professoras de Educação Infantil negras, com o objetivo de mapear seus caminhos de formação estética. Estruturados em torno da partilha de poéticas de artistas negras, os encontros-ateliê constituíram-se como espaço-tempo para narrativas autobiográficas, de modo a sustentar a premissa de que é necessário abrir espaço para a escuta de narrativas que afirmem (re)existências singulares-plurais. Questões sobre diversidade étnico-racial e princípios estéticos nas propostas para a Educação Infantil articulam-se e compõem o contexto sobre o qual a discussão é tecida. O foco está na formação docente, pois compreende-se que a proposição de pedagogias da diversidade, decoloniais e de re-existência, passa, necessariamente, pela docência e seus repertórios.
- ItemJung, Hillman e a educação: por outras lógicas na formação docente(2021) OSTETTO, Luciana Esmeralda; SEIXAS, Cristiana Garcez dos SantosComo profissão relacional, a docência convoca à ampliação do olhar e da escuta para suspeitar dimensões além das fronteiras demarcadas pela unilateralidade da função pensamento. Que formação poderia contribuir para abrir passagens nessas fronteiras? Este artigo tematiza a formação docente, baseando-se em dados de duas pesquisas que, desenvolvidas com autorias e tempos distintos, privilegiaram o encontro com professoras em exercício e/ou em formação inicial, mediado pelas linguagens artístico-expressivas, propondo e discutindo perspectivas de formação estética. Um fio que atravessa as duas pesquisas é o conceito junguiano de arquétipo da criança e, com ele, o núcleo da discussão proposta para o artigo é tecido, visando apresentar as contribuições de Carl Gustav Jung e James Hillman para a educação e, sobremaneira, para a formação docente. Acolher a teoria dos arquétipos, visibilizar a criança simbólica que habita o indivíduo e destacar a função sentimento, conteúdos presentes na teoria dos referidos autores, possibilitou refletir e perspectivar sobre a necessária (res)significação da jornada de formação e reafirmar: é preciso abrir espaço a outras lógicas, de modo a aproximar consciente e inconsciente, cultivar e agregar outras forças que influenciam a ação humana, integrar pensamento e sensibilidade, poesia e saber científico.
- ItemNa dança e na educação: o círculo como princípio(2009) OSTETTO, Luciana EsmeraldaArticulating dance and education, this article speaks of possibilities. Considering the educative-formative processes of educators as a driving focus, it presents and discusses issues enriched in the context of a doctorate research conducted with differen
- ItemNa gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações(2020) BONFIM, Patrícia Vieira; OSTETTO, Luciana EsmeraldaThe body is materiality, a living, pulsating substance that mediates human relations and, in this work, occupies the center of the discussion. When searching for the woven bodily relationships between preschool teachers and babies, in an ongoing doctorate research, the data were generated through observations in a public nursery in the country side of Minas Gerais. Observations produced photographic sequences, focusing on moments of body contact between adults and babies, throughout the educational routine. Subsequently, some sequences were appreciated and discussed in meetings with the teachers participating in the research. Some of the results showed typologies of approximate relational movements identified in gestures drawn between infants and adults. The images collected also reveal the need for more time and outdoor spaces to enhance experiences of expanded bodies that look at themselves and the other, in dialogue, producing meanings with nature.