Navegando por Autor "ORTH, Miguel Alfredo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional(2011) ORTH, Miguel Alfredo; PAULY, Evaldo LuisO presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas||Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições||Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação||Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.
- ItemPolíticas públicas de educação a distância pela universidade aberta do brasil: a experiência do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2014) ORTH, Miguel Alfredo; OTTE, Janete; RIBEIRO, Luis Otoni MeirelesO presente trabalho analisou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e de um estudo de campo, a implantação da Educação a Distância por meio da Universidade Aberta no Brasil, no Instituto Federal Sul-rio-grandense, a partir de 2006 até o presente momento, à luz da teoria do ciclo de políticas de Ball (1994). Para tanto, foi proposta uma discussão sobre os espaços de atuação dos atores envolvidos na construção e na reconstrução de políticas. Os resultados mostraram que os interesses dos três contextos dos ciclos de políticas estão presentes nos diversos âmbitos da implantação da política e se constituem em espaços de conflito, resistência e adaptação aos interesses de um ou outro ciclo, como ocorreu no caso das políticas públicas implantadas e assimiladas pela Instituição pesquisada.