Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ORRICO, Nanci Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Metamorforses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas
    (2015) SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de; ORRICO, Nanci Rodrigues
    Emerging from the interlocution between the issues that mobilize us as researchers and the reflections on education, ruralities and ways of subjectivity raised within the research Project and educational innovation “Multigrade and teaching profession: differences, everyday school life and rites of passage”(GRAFHO / UNEB), the text systematized reflections on two subprojects that dialogue on metamorphoses that students from Bahia rural schools experience in the rite of passage for urban school, facing the expectations and challenges that young people experience in joining the city's schools, seeking to understand ways they experience this transition and recognize themselves as subjects of this process. To understand the referred dynamics, we support methodologically on the (auto) biographical approach, adopting the narrative interviews as research devices (SCHUTZE, 2010) and studies of Delory-Momberger (2012), Nóvoa and Finger (2014) and Souza( 2006, 2008, 2011a) from the systematization of theoretical principles on the (auto) biographical approach constructed by the authors. Likewise, the text takes as reference contributions from Souza(2011b, 2012) and Rios (2011a), regarding discussions of ruralities and multigrade and also in Guattari and Rolnik (1999), Foucault (1997) and Guattari (1993) in what concerns to discussions of subjectivity, biopolitics and ways of subjectivity in contemporary society. The results point to the need of new glances for pedagogicalpractices developed in urban schools, so that they have closer links with the rural identity of students and are more meaningful, promoting an emancipatory education, beyond what the market dictates.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ritos de passagem de estudantes de classes multisseriadas rurais nas escolas da cidade
    (2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; ORRICO, Nanci Rodrigues; SOUZASANTOS, Fábio Josué; PINHO, Ana Sueli Teixeira de
    O texto objetiva discutir ritos de passagem de estudantes concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental, em classes multisseriadas em escolas rurais para as escolas da cidade, onde são obrigados a se matricular a fim de dar continuidade aos seus estudos. A partir desta problemática, ou seja, a negação do acesso à educação pública de qualidade, expressa por meio da baixa frequência ou até mesmo inexistência de escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas localidades rurais onde esses estudantes residem, é possível inferir a adoção de uma lógica de abandono, precarização e negação da escolarização para todos, por parte dos sistemas públicos de ensino. Busca-se, assim, compreender a inserção desses estudantes nas escolas da cidade, no sentido de apreender o modo como vivenciam essa transição e se reconhecem como sujeitos desse processo educativo. Para entender a dinâmica referida, teoricamente o texto ancora-se nos conceitos de diferença, diversidade, ritos de passagem e multisseriação, além de investigar tensões relacionadas às configurações do espaço rural brasileiro contemporâneo, às políticas públicas para a Educação rural/do campo e à política nacional de transporte escolar. Do ponto de vista metodológico, adotamos princípios da pesquisa (auto)biográfica, com ênfase na realização de diferentes dispositivos de escritas, de entrevistas narrativas e também de análise documental, tendo em vista socializar algumas intervenções e práticas de acompanhamentos desenvolvidos em escolas que acolhem os estudantes das áreas rurais, como férteis para a construção de outras formas de inclusão dos egressos das classes multisseriadas nas escolas da cidade.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão