Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ORLANDO FILHO, Ovidio"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Application of the enterprise diagnosis method in healthcare: an evaluation study in three emergency care units in the state of São Paulo - Brazil
    (2021) SANTOS, Alexandre Beraldi; CALADO, Robisom Damasceno; ORLANDO FILHO, Ovidio; BOURGUIGNON, Saulo Cabral
    O estudo objetivou avaliar o grau de maturidade organizacional em três Unidades de Pronto Atendimento de um município do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para isso, foi utilizado o Método Diagnóstico de Empresa em Saúde (MDE-S), abordagem de estudo e qualificação do nível e maturidade organizacional que possui como característica fundamental proporcionar um ciclo de melhoria contínua na organização. Entre seus resultados ficou demonstrada a necessidade de maior investimento no conhecimento e na aplicação de ferramentas de gestão pública em saúde por parte das administrações das unidades avaliadas. Recomendou-se a criação de um sistema estratégico de gerenciamento e desdobramento de metas e diretrizes baseado na abordagem Lean Healthcare, denominado Hoshin Kanri.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de avaliação da cooperação Sul-Sul de fortalecimento da autoridade sanitária do Haiti: um estudo meta-avaliativo
    (2022) MORAES, Renato Miguel de; OLIVEIRA, Helen Cristina Araújo de; ORLANDO FILHO, Ovidio
    Este estudo tem por objetivo apresentar uma meta-avaliação da Avaliação da Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti (PRODOC BRA10/005), requerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo como objeto de estudo, o seu relatório final. O caminho metodológico seguido foi centrado nas boas práticas avaliativas discriminadas por Jane Davidson, por meio dos cinco critérios fundamentais por ela elaborados. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os problemas localizados mais relevantes se relacionaram à disponibilização dos dados utilizados para-confecção da documentação da avaliação. Dentre as recomendações apresentadas, destaca-se-necessidade da apresentação de como o planejamento da avaliação foi realizado, contribuindo com um maior conhecimento de aspectos como planejamento dos processos, contexto da avaliação, previsão de custos, entre outros.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão