Navegando por Autor "OMODEI, Letícia Barcaro Celeste"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação do professor em modelagem matemática: da aprendizagem para o ensino(2022) OMODEI, Letícia Barcaro Celeste; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle deNo presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa em que, a partir de um quadro teórico relativoà formação de professores emmodelagem matemática, desenvolvemos uma pesquisa empírica, caracterizada aqui como Programa de Formação de Professores, com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática, mediante a constituição de dois contextos, Contexto de Aprendizageme Contexto de Ensino, com a finalidade discutir a questão: Como aprender e ensinar modelagem matemática em um programa de formação inicial de professores?O processo analítico empreendido em relação aos dados da pesquisa leva a concluir que o programa de formação, articulando diferentes disciplinas de um curso de Licenciatura em Matemática em que a modelagem matemática foi incluída, viabilizou que a formação em modelagem matemática dos futuros professores incorporasse elementos essenciais para a inclusão de atividades dessa natureza nas aulas de matemática, em sintonia com o que constitui as diferentes dimensões requeridas para o conhecimento pedagógico do conteúdo em modelagem matemática