Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A indústria cultural e a des/re/construção das estereotipias de famílias na formação de conceitos docentes
    (2016) OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de Moraes; COIMBRA, Renata Maria
    Conceituar família na contemporaneidade é um exercício que exige profundas reflexões, visto que a indústria cultural através da mídia pulveriza e torna visível uma série de experiências biográficas e modelos organizacionais que contribuem para aprofundar e ampliar os estigmas reforçando estereotipias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des)construção de conceitos sobre famílias
    (2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de
    Neste texto o objetivo é problematizar o conceito de família ideal e família desestruturada de professores da educação básica da rede pública de ensino. Para atender ao objetivo proposto, traz-se o recorte de uma pesquisa de doutoramento, na qual elaborou-se, desenvolveu-se e aplicou-se uma proposta de formação para 15 docentes da educação básica. A metodologia consistiu na transmissão de obras fílmicas, em um total de oito encontros, cuja temática central era famílias não convencionais. Durante a intervenção aplicamos de forma individual um conjunto de instrumentos para coleta de dados, no entanto, neste artigo enfatizam-se os resultados obtidos mediante aplicação do inventário com ênfase no trabalho de Associação Livre de Palavras (ALP), o qual foi proposto no primeiro e no último encontro. Os dados obtidos foram categorizados com o auxílio do software EVOC e discutidos com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), com apoio da Teoria do Núcleo Central (TNC). Concluiu-se que o cinema associado a outras estratégias que problematizem o conceito de família possibilita mobilizar e ressignificar sentidos associados aos conceitos de família ideal e família desestruturada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais
    (2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de
    Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais sobre família entre profissionais do magistério que responderam um inventário do tipo Likert a fim de aferirmos suas representações acerca do conceito de “família”, “família ideal” e “família desestruturada”. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização de um curso de formação docente intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais pelas lentes do cinema”. Os resultados obtidos revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste, que se devem, em parte pelo fato de a experiência estética, por meio do cinema, permitir o rompimento com o ideário de família admitindo as diversas maneiras de ser família como verdadeiras.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão