Navegando por Autor "OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPossibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraThe article discusses a research carried out in indigenous schools that aimed to analyze the possibilities of promoting Statistical Literacy in the intercultural context of the Xukuru people of Ororubá, to support the teaching action and encourage students' mathematical knowledge through reflective practices. It was investigated whether and how the contents of Statistics were worked on by teachers from the early years of the Xukuru people, and the planning and performance of classroom activities involving the stages of the investigative cycle within a collaborative group were analyzed. Participant observation, semi-structured interviews with three indigenous teachers, document analysis in class diaries of two teachers and the formation of a collaborative group with the participation of 11 teachers from the early years of elementary school were used. It was found that teachers from this ethnic group, in general terms, develop an initial work with Statistics, valuing the cultural characteristics of the indigenous community with interdisciplinary activities of construction of graphs and tables and also include statistical research through activities with interventions in the different spaces in the villages. The experiences in the collaborative group enabled significant experiences on the investigative cycle, enabling the expansion of skills.
- ItemPossibilidades da educação estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraO artigo discute sobre uma pesquisa desenvolvida em escolas indígenas que teve como objetivo analisar as possibilidades de promoção do Letramento Estatístico no contexto intercultural do povo Xukuru do Ororubá, para fundamentar a ação docente e estimular o conhecimento matemático dos estudantes por meio de práticas reflexivas. Investigou-se se e como os conteúdos de Estatística eram trabalhados por professores dos anos iniciais do povo Xukuru e analisaram-se o planejamento e a realização de atividades em sala de aula envolvendo as etapas do ciclo investigativo no âmbito de um grupo colaborativo. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com três professores indígenas, a análise documental em diários de aula de dois professores e a formação de um grupo colaborativo com a participação de 11 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores desta etnia, em termos gerais, desenvolvem um trabalho inicial com a Estatística, valorizando as características culturais da comunidade indígena com atividades interdisciplinares de construção de gráficos e tabelas e incluem também a pesquisa estatística por meio de atividades com intervenções nos diferentes espaços das aldeias. As vivências no grupo colaborativo possibilitaram experiências significativas sobre o ciclo investigativo, possibilitando a ampliação de habilidades.