Navegando por Autor "OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de"
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- ItemA educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês(2016) PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; BARROS, Marta Silene deO artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo.
- ItemAutoridade pedagógica ou autoritarismo na educação para a infância? Reflexões em Hannah Arendt e a teoria crítica(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan deO objetivo principal do texto é refletir acerca da autoridade pedagógica ou autoritarismo nos espaços formativos voltados para a educação da infância, tecendo um diálogo entre Hannah Arendt e a Teoria Crítica. Este texto se justifica pela necessidade de análise dos possíveis equívocos que são decorrentes das teorias modernas da pedagogia e da educação, que influenciam as práticas educativas voltadas ao trabalho com crianças entre 0 e 5 anos. A metodologia de trabalho está no estudo bibliográfico com a leitura principal da obra Entre o passado e o futuro de Hannah Arendt (2013) dialogando com a Teoria Crítica a partir da obra Educação e Emancipação em Theodor Adorno (1985). Como resultado, as inquietações apresentadas pela autora e dialogadas com Adorno e Horkheimer, suscitam-nos a repensar a escola e, desse modo, buscar novos horizontes pedagógicos em favor de um trabalho formativo emancipatório da infância.
- ItemBrinquedo sem brincadeira: reflexões sobre a indústria do brincar na infância contemporânea(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; ARAUJO, Souza, Karina de ToledoEsse artigo objetiva refletir sobre a indústria do brincar na infância contemporânea e, especificamente, analisar sobre o brinquedo tecnológico enquanto materialização lúdica pelo viés do consumo. Ainda, pensar sobre o brinquedo e a expropriação do brincar enquanto necessidade humana e lúdica da criança
- ItemIndústria cultural e semiformação: democracia e educação sob ataque nos países ibero-americanos à luz da teoria crítica(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; GIOVINAZZO JÚNIOR, Carlos AntônioEste ensaio objetiva refletir, urdidos pelos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, sobre indústria cultural e semiformação (Halbbildung) no contexto dos países ibero-americanos.
- ItemIndústria cultural, educação e trabalho docente: da semiformação à emancipação humana(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Anilde Tombolato Tavares da; BITTENCOURT, Cândida Alayde de Carvalho; PIASSA, Zuleika Aparecida ClaroAo mergulhar numa discussão importante, espera-se que dela se possa sair com uma amplitude maior de saberes, com a compreensão refinada da temática desenvolvida, e com a proposição de novos conhecimentos, seja para a dinâmica existencial, para a emancipação profissional ou para a convivência social.
- ItemO trabalho pedagógico de professores no universo da educação infantil: a teoria crítica como possibilidade emancipatória do ensino(2019) NAKATA, Natasha Yukari Schiavinato; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan deÉ por meio da experiência social que as crianças se tornam humanas e aprendem sobre si e sobre o mundo. É a partir das primeiras experiências que vivenciamos com pessoas significativas em nossas vidas que estaremos nos formando, criando significados e valores, construindo nossa autoimagem e autoidentidade, desenvolvendo, assim, nosso potencial cognitivo e, consequentemente, nos tornando sujeitos. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre o trabalho de professores na educação infantil, no sentido de buscar novas possibilidades de ações emancipatórias por parte desses profissionais em relação ao processo de aprendizagem e formação humanizadora das crianças. A pesquisa é de cunho bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente com as contribuições de Adorno (1995) e Horkheimer (2002) e outras leituras secundárias. Como resultado, a criança precisa ser vista como um ser pensante, histórico, cultural, que transforma o mundo e por ele é transformada e, o professor, imbuído de uma sólida formação teórico-prática, precisa potencializar esse processo de saberes e aprendizagens infantis pelo viés da reflexão humanizadora do ensino. Como resultado, a educação infantil tem a responsabilidade e o compromisso com a formação e desenvolvimento de cada criança pelos saberes e conhecimentos historicamente construídos, de modo que o professor reconheça os espaços oportunos para realizar intervenções pedagógicas com a promoção da formação integral por meio de descobertas e experiências de aprendizagem desde a mais tenra idade.
- ItemOs lugares da infância nos editoriais de moda: uma análise sobre a adultização da criança na sociedade do consumo(2020) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Larissa Delgado Bueno da; PASCHOAL, Jaqueline DelgadoEste estudo teve o propósito de analisar criticamente as concepções de criança nos editoriais da moda, bem como avaliar se estes podem contribuir para o desenvolvimento precoce da “adultização” do consumidor infantil. Acredita-se que os discursos dos editoriais de moda infantil ditam padrões de beleza e de comportamentos semelhantes ao mundo adulto, principalmente em relação às roupas, acessórios, padrões estéticos e aos meios de consumo.
- ItemSubjetividade e violência: do aprisionamento do preconceito à necessidade da experiência para uma educação inclusiva transformadora(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; SANTOS, Flávia Regina Schimanski dosO presente artigo objetiva refletir sobre o preconceito e a inclusão, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles, Adorno (1995) e Horkheimer e Adorno (1978) em sintonia com as contribuições de Crochík (1996, 2001, 2008, 2011), que discute as subjetividades humanas no contexto da sociedade e na escola contemporânea. Ainda, analisar os fatores que determinam o desenvolvimento de atitudes discriminatórias e a relação entre objeto e sujeito relacionados ao preconceito e inclusão, refletindo possibilidades de ruptura dos comportamentos preconceituosos, e discutir o papel da escola na construção de experiências para a efetivação de uma educação inclusiva. Os resultados mostram a necessidade de um movimento de inclusão escolar, para além da ausência de preconceito, que direcione para a experiência de convivência, e o fortalecimento das diversas identidades no sentido de que a barbárie não se mascare por meio da educação (in)tolerante.