Navegando por Autor "OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação(2022) SANTOS, Solidia Elizabeth; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; RODRIGUES, Sonia Caranhato; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deO presente artigo teve como objetivo discutir sobre os modelos de avaliação de aprendizagem adotados pelos professores e seus impactos no aprendizado dos alunos. As reflexões foram extraídas de relatos dos alunos sobre a experiência vivida na disciplina de macroeconomia em uma Instituição de Ensino Superior – IES localizada em Curitiba, Paraná, no primeiro semestre de 2021, em um curso da área de Ciência Social aplicada. O modelo de avaliação adotado na disciplina foi a elaboração de um e-book, ancorado na perspectiva de Vygotsky (1987), que defende o princípio da interação e da cooperação na construção do aprendizado. Teve como alicerce a análise quantitativa de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados chamaram atenção para a aprendizagem colaborativa, a construção do conhecimento de forma contínua, a utilização de metodologias ativas, a flexibilidade, dentre outros.
- ItemEducação escolar indígena em Roraima: formação docente e escolas específicas e diferenciadas(2021) LEITE, Sâmmya Faria Adona; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; WUNSCH, Luana PriscilaPierlangela Nascimento da Cunha, indígena, Wapixana, da Comunidade da Barata localizada no município de Alto Alegre no Estado de Roraima (RR). Professora desde 1996, possui Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).