Navegando por Autor "OLIVEIRA, Edna Castro de"
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- ItemHumanizar-se para humanizar o outro: experiências educativas no proeja(2021) REZENDE, Aldo; OLIVEIRA, Edna Castro de; ZEN, Eliesér Toretta; FERREIRA, Maria José de ResendeO artigo explicita as vivências dos estudantes do Proeja do Ifes nas atividades que compõem os seminários de Filosofia e Sociologia. Apropriamo-nos dos aportes teórico-metodológicos da sistematização de experiências para dar visibilidade às ações educativas exercitadas com os sujeitos da EJA. A produção dos dados, organizados por meio de fontes documentais, constituídos pelos registros das atas das reuniões pedagógicas e de planejamento, das memórias dos diários de campo dos pesquisadores e dos registros fotográficos e audiovisuais, apontam para o protagonismo dos estudantes do Proeja. A prática do diálogo freireano foi exercitada na produção coletiva dos seminários e nos diversos movimentos da ação educativa, que vislumbram a concretude da integração curricular nas perspectivas da formação humana integral e da educação libertária.
- ItemMilitarização das escolas públicas no Espírito Santo: tension and resistance(2023) OLIOSE, Ivan Cardoso; OLIVEIRA, Edna Castro deEste artigo investiga o processo de militarização de escolas públicas no Espírito Santo – ES, visto que a literatura sobre a implementação das Escolas Cívico-Militares no estado é quase inexistente. Toma-se como fundamento o conceito de rigor em Paulo Freire, para refletir sobre a rigidez alinhada à militarização. Como um estudo exploratório, de caráter qualitativo, lança-se mão da revisão bibliográfica e da análise documental como opção metodológica. São analisadas fontes oriundas do jornal Século Diário, no período de 2019 a 2022, que pautam temas ligados à militarização no ES. Os recortes jornalísticos mostram as tensões e resistências que entidades, representantes políticos e coletivos de base têm enfrentado ao agirem contra a rigidez da militarização no estado. Porém, a ação desses movimentos é insuficiente para conter a militarização da sociedade e seus efeitos (aumento de militares na política, perseguições à cultura e educação e mudanças nos modos de punição).