Navegando por Autor "OLIVEIRA, Amurabi"
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- ItemA agenda de pesquisa em sociologia da educação na pós-graduação brasileira.(2020) SILVA, Camila Ferreira da; LOPES, Rodrigo de Macedo; OLIVEIRA, AmurabiAbstract The self-reflection exercises have marked the history of the Sociology of Education (SE) in Brazil: while the discipline has developed, its researchers have dedicated themselves to thinking about its foundations, trajectory, disputes and contradictions. The fact that in this particular country SE lies at the intersection of two areas – sociology and education – gives it a particular heterogeneity. This article takes this intersection to the analysis and proposes to continue the debate about the specificities of the Brazilian SE, for such it takes as its research object its research agenda. Sociology and Education postgraduate programs (PPGs) served as the basis for mapping those with research lines directly linked to SE, accredited teachers / researchers on such lines had their curricula scrutinized to map research projects. In the current research, these projects, finally, were our main source to outline the research agenda of the Sociology of Education today.
- ItemO ensino superior no contexto pos-comunista o caso da República Tcheca(2022) NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro; OLIVEIRA, AmurabiOs estudos sobre ensino superior têm se ampliado no Brasil nas últimas décadas, o que tem ocorrido de forma concomitante à crescente internacionalização do debate. Apesar desses avanços, percebe-se que ainda há pouca literatura disponível em língua portuguesa sobre o ensino superior de certas latitudes como, por exemplo, de países que integraram o bloco comunista e suas transformações após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Neste artigo analisamos o caso da República Tcheca, apresentando as transformações vivenciadas no contexto do pós-comunismo e de sua entrada na União Europeia. Partindo do exemplo tcheco, buscamos destacar como as experiências sócio-históricas moldam a dinâmica do ensino superior, visibilizando as assimetrias da “comunidade global” e enfatizando, ao mesmo tempo, como o investimento em políticas educacionais nesse campo também é capaz de dinamizar essa realidade.
- ItemPierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France(2022) OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira daO artigo se ocupa de um momento específico da obra e atuação profissional de Pierre Bourdieu, seus primeiros cinco anos como catedrático de Sociologia no Collège de France, período em que lecionou o curso que denominou de “Sociologia Geral”. Com o objetivo de analisar sua atuação não apenas como pesquisador, mas também como professor, e então buscar compreender sua concepção de sociologia, o texto retraça o cenário intelectual em torno do Collège de France, destacando o significado da seleção de Pierre Bourdieu para a cátedra de sociologia, bem como analisa os temas, objetivos e fios condutores das aulas proferidas nesses primeiros anos. Este artigo foi produzido a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, de diálogo com autores nacionais e internacionais e da análise do curso de sociologia geral de Bourdieu. O estudo acabou por corroborar a relevância de analisar esse período de ápice na trajetória intelectual do sociólogo. Além disso, evidenciou-se que Bourdieu, na condição de catedrático e com a intencionalidade pedagógica que a posição acarreta, atou as pontas entre ensino e pesquisa em sociologia, privilegiando debates sobre a sociologia bourdieusiana e, sobretudo, sobre o lugar da sociologia no mundo social.
- ItemUma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020)(2021) OLIVEIRA, AmurabiO campo da antropologia da educação está em processo de consolidação no Brasil, tendo se expandido nos últimos anos consideravelmente. Neste artigo, realizo uma análise da antropologia da educação no Brasil a partir das atividades desenvolvidas nas últimas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020). Aponto para a presença de atividades relacionadas à educação em todas as edições do período analisado, percebendo-se certa clivagem em termos de temática: por um lado aquelas vinculadas às questões do ensino de antropologia e à formação de antropólogos, por outro, aquelas vinculadas a uma discussão mais ampla acerca da antropologia das práticas educativas. Essa divisão reflete, em certa medida, as diferentes agendas de pesquisa que os antropólogos da educação têm. No caso daqueles vinculados institucionalmente aos Departamentos de Antropologia/Ciências Sociais, observa-se maior preocupação com o tema do ensino de antropologia e a formação de antropólogos/cientistas sociais, ao passo que aqueles vinculados às Faculdades de Educação aproximam-se mais de uma discussão a respeito dos espaços de aprendizagem, com destaque para as pesquisas etnográficas em contexto escolar. Busco captar a forma como os agentes mobilizam-se na formação da antropologia da educação no Brasil e de como isso releva tensões e disputas envolvendo principalmente a fragmentação institucional desse campo.