Navegando por Autor "NOVELLO, Tanise Paula"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação inicial de professores de matemática: reflexões sobre a aproximação com o campo escolar(2022) NOVELLO, Tanise Paula; LOMBARDI, Rudinei dos Santos; AYRES, Luana Maria Santos da Silva; PEREIRA, Fabrine DinizAs demandas sociais têm se alterado em ritmo acelerado, por isso é urgente a atualização das metodologias pedagógicas para o repensar dos processos formativos dos docentes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre a aproximação dos licenciandos em Matemática com o campo escolar. Para tanto, foram realizadas conversas com seis egressos do Curso de Licenciatura em Matemática. As conversas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Desse processo de análise emergiram três discursos, porém, nesse artigo será analisado somente o discurso “Aproximação com o campo escolar”, que aborda a reflexão sobre a importância do licenciando experienciar o contexto escolar desde o início da graduação, pois quando há integração entre universidade e escola, forma-se profissionais mais capacitados. As reflexões suscitam que a dicotomia entre teoria e prática ainda está presente e é recorrente nos cursos de formação de professores de Matemática, assim o estudo aponta para a necessidade de vivenciar a inserção no espaço da escola durante toda a formação inicial, oportunizando aos licenciandos a ocorrência de aprendizagem sobre conhecimentos profissionais do ser professor.
- ItemO uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios.(2020) SILVA, Raquel Silveira da; NOVELLO, Tanise PaulaWith the advancement of digital technology, some educational institutions such as schools and universities have rethought their values and teaching practices. A research study was carried out with students from the Federal University of Rio Grande - FURG, a degree in Mathematics, enrolled in the discipline of Applied Technologies to Mathematics Education I. During the course one of the activities the students talked with twelve teachers of public schools, on their pedagogical practice and the presence of digital technologies in the spaces of performance and produced reports, with the aim of understanding the pedagogical accomplishment of Basic Mathematics teachers linked to the use of digital technologies. From the records generated for analysis we used the Discursive Textual Analysis (ATD) in order to understand the phenomenon investigated through the discourses produced. In this study, three categories emerged from ATD: resources used by teachers, perceptions about the use of digital technologies (TD) and challenges in teaching mathematics. From these three categories, it was noticed that the main resources used by the teachers interviewed have been the didactic book and the internet for research of concepts. Among the main perceptions and challenges is the continuing education focused on the use of digital technologies. However, it is necessary to rethink the resources used in the classroom, as well as to create alternatives that meet the needs of the subjects involved and immersed in a technological culture and thus contribute to significant changes in teaching in the current scenario.