Navegando por Autor "NOVAES, Ivan Luiz"
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- ItemApresentação(2012) AMORIM, Antonio; NOVAES, Ivan LuizA Revista da FAEEBA, periódico temático do Departamento de Educação – Campus I da Uneb dedica este número, trinta e oito, ao tema “Gestão Educacional e Escolar”. Bom para os interessados em refletir sobre um tema que vem se constituindo de suma importância para os desígnios da educação brasileira e mundial. Entre aqueles que certamente colherão boas reflexões acadêmicas a partir dos artigos aqui publicados, incluem-se especialmente gestores das redes públicas de ensino, professores, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos dos diversos programas de pós-graduação. Os artigos que integram este número foram submetidos previamente ao olhar de especialistas em gestão educacional e aos rigorosos critérios que qualificam este periódico. As reflexões sobre a gestão nos diversos níveis de ensino, isto é, da edu-cação básica ao ensino superior, lançadas pelos autores, consagram a relevância e as contribuições para outros estudos e pesquisas nesse campo. A gestão educacional vem se tornando um campo estratégico para a viabilidade das políticas públicas des-tinadas a educação, sobretudo para o êxito das escolas públicas. Os diversos planos, programas, projetos e ações governamentais passaram a requerer uma expertise para o desenvolvimento desse campo do conhecimento.
- ItemEnlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar(2012) NOVAES, Ivan Luiz; BRANDÃO, Breno Pádua CarneiroApresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar políticas. Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim, exploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.