Navegando por Autor "NOGUEIRA, Azânia Mahin Romão"
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- ItemA educação das relações raciais no currículo: as licenciaturas em geografia em Santa Catarina(2019) PASSOS, Joana Célia dos; NOGUEIRA, Azânia Mahin RomãoA Geografia como campo de conhecimento contribui para o empoderamento dos sujeitos para a construção de sua identidade e de seu posicionamento e atuação no mundo. Desse modo, a discussão sobre as relações raciais é essencial para a percepção da necessidade de mudanças estruturais na sociedade brasileira e para a compreensão da segregação urbana, do direito à terra e das dinâmicas sociais e econômicas da população. Considerando esses aspectos, o artigo analisa os currículos de cursos de Licenciatura em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado de Santa Catarina, procurando perceber de que maneira se apresentam as questões raciais nesses cursos. Considerando que as licenciaturas têm como objetivo a formação de professores da educação básica, realizamos também uma análise dos textos legais que normatizam a formação de professores no Brasil, bem como da Geografia e os que interpretam e complementam a Lei n. 10.639/03 no que se refere a sua aplicação, buscando observar a adequação dos cursos de Geografia. A partir dos dados analisados, percebeu-se que, embora a legislação atual e suas normativas curriculares tenham assimilado no corpo de seus textos as questões raciais como estruturantes e princípios educacionais, a presença de conhecimentos e a discussão sobre estas ainda são tímidas nesses cursos, que estão, em sua maioria, cumprindo o mínimo exigido pela lei.
- ItemA educação das relações raciais no currículo: as Licenciaturas em Geografia em Santa Catarina(2019) PASSOS, Joana Célia dos; NOGUEIRA, Azânia Mahin RomãoGeography as a field of knowledge contributes to the empowerment of subjects for the construction of their identity and their positioning and performance in the world. Thus, the discussion on race relations is essential for realizing the need for structural changes in Brazilian society and for understanding urban segregation, land rights and the population's social and economic dynamics. Considering these aspects, the article analyzes the curriculum of Licentiate Degree courses in Geography of five Higher Education Institutions located in the State of Santa Catarina, trying to understand how racial issues are presented in these courses. Considering that licentiate degrees are aimed at training basic education teachers, we also analyzed the legal texts that regulate teacher training in Brazil, as well as Geography and those that interpret and complement Law n. 10.639/03 regarding its application, seeking to observe the adequacy of Geography courses. From the analyzed data, it was noticed that, although the current legislation and its curricular regulations have assimilated racial issues as structuring and educational principles in the body of their texts, the presence of knowledge and discussion about these are still shy in these courses, which are, for the most part, complying with the minimum required by law.