Navegando por Autor "NEVES, Marcos Cesar Danhoni"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações(2020) ALVES, Marcos Fernando Soares; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; NEVES, Marcos Cesar DanhoniThe present qualitative research aims to present remarkable features linked to initial teacher trainingintheInstitutos Federais de Educação, Ciênciae Tecnologia (Federal Institutes of Education, Scienceand Technology), herein defined as a new locus of teacher training. For this purpose, based on the CAPES Catalogue of Theses and Dissertations and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we carried out a state-of-the-arttype of research on academic theses and dissertations which were under analysis, taking into consideration Content Analysis premises. Throughout the process, we presented and discussed a few of the organizational and pedagogical characteristics of FederalInstitutes, highlighting their potential presented in this formative space and the challenges for the consolidation, with quality, of the teaching degrees offered. We have observed that such institutes, despite being recent, present a significant contribution to the teacher education field, but also, that they may still advance as long as their potentials are well-explored.
- ItemDecolonizando o ensino de ciências: estratégias pedagógicas feministas e interculturais para uma abordagem crítica e transformadora(2024) SILVA, Alcione Aparecida da; NEVES, Marcos Cesar DanhoniO estudo propõe estratégias pedagógicas para a decolonização do ensino de ciências, desafiando hierarquias de conhecimento e promovendo uma visão mais inclusiva da ciência. A contextualização revela a predominância de perspectivas eurocêntricas e patriarcais nas narrativas científicas, resultando na marginalização de saberes não ocidentais e na perpetuação de desigualdades epistêmicas. Diante disso, o objetivo do estudo que é investigar e propor estratégias pedagógicas que possam contribuir para a decolonização do ensino de ciências, buscando identificar e analisar abordagens feministas e interculturais que desafiem as hierarquias de conhecimento e promovam uma visão mais ampla e inclusiva da ciência. A análise crítica das narrativas científicas dominantes revela sua tendência a marginalizar contribuições não ocidentais. Ao integrar decolonialidade, feminismo e interculturalidade, o estudo destaca a importância de reconhecer e valorizar múltiplas perspectivas e saberes. A conclusão destaca a necessidade de uma educação baseada na decolonialidade para criar espaços mais justos e equitativos.
- ItemThe error of John Horgan: the author of the prediction of 3 Ktemperature of the Universe was McKellar and not McCullough(2024) NEVES, Marcos Cesar Danhoni; GARDELLI, Daniel; PEREIRA, Ricardo Francisco; SILVA, Josie Agatha Parrilha da; GUERRA, Wilson; NEVES, Ana Claudia DanhoniEsta breve comunicação foi escrita no interesse do Ensino de Astronomia e da divulgação da ciência astronômica para corrigir uma informação presente no popular livro de John Horgan (originalmente publicado em 1996), The end of science: facingthe limits of knowledge in the twilight of the science age, a respeito da previsão da temperatura da radiação cósmica de fundo (CBR) antes de Arno Penzias e Robert Wilson. Horgan citou Andrew McCullough. O nome correto é Andrew McKellar. Outro erro é o ano da publicação do artigo de McKellar: 1940 (na revista Astronomical Society of the Pacific) e não 1941, como Horgan havia citado em seu livro. Também são discutidas as previsões mais precisas da temperatura da CBR realizadas antes de Penzias & Wilson usando um modelo de Universo não-Big Bang.