Navegando por Autor "NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do"
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- ItemA virtualização do Ensino na Saúde em tempos de COVID-19(2021) NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira; TELLES, Julio César Couto Bem SiqueiraO estudo teve como objetivo compreender a visão discente acerca da virtualização do ensino nas aulas de Mestrado em tempos de COVID-19. A investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou um questionário online para identificar, na visão do aluno, como a virtualização do ensino foi aplicada nas aulas durante o distanciamento social. Os resultados mostram que o uso desses recursos pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem na área da Saúde, contudo, é fundamental investir na formação para melhor utilização dessas tecnologias, pois não adianta apenas o professor usar tais recursos tecnológicos se não há o conhecimento pelo aluno para uma ação qualificada
- ItemMobile collaborative learning e o ensino de ciências em diferentes contextos educacionais(2020) NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires deO estudo mostra como as tecnologias móveis auxiliaram as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes