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Navegando por Autor "NARDI, Elton Luiz"

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    Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador?
    (2015) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz
    The work aims to discuss issues relating to accountability in education, considering the emergence of evaluation policies associated with responsability and accountas a mechanism of quality control in the educational sector. Based on the literature review and through content analysis, it covers conceptual aspects of the theme, highlighting the association between evaluation and accountability policies at a time when new political agendas take it as a resource for the management of public services, with important educational policy adherence in Brazil, where the accountability discussion gains momentum. It questions, precisely, the input of these initiatives in Brazil, associated with the emergence of the evaluator-States, at a time when new and more sophisticated evaluation mechanisms begin to emerge in countries more advanced in the capitalism, imposing regulations that are increasingly universal and global, which show different stages of development of the evaluation in national States.
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    Apresentação
    (2012) NARDI, Elton Luiz; CORSETTI, Berenice
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    Descentralização na gestão e autonomia da escola: orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
    (2010) NARDI, Elton Luiz
    O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola. Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil.
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    Formação dos profissionais da educação básica: uma leitura das condições de oferta e demanda por vagas nos cursos de licenciatura da UNOESC
    (2006) NARDI, Elton Luiz; SILVA, Giovana Di Domenico; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, Zenelde
    O trabalho dispõe sobre um estudo-diagnóstico da situação das licenciaturas na Unoesc com o objetivo de retratar a realidade desses cursos quanto às condições de oferta e demanda por vagas. Constituído como primeira etapa de um processo investigativo desenvolvido pelo GT Licenciaturas da Unoesc, este estudo compreendeu o levantamento de dados concernentes à oferta e ocupação de vagas nos cursos de licenciatura dos quatro Campi da Universidade e a realização de entrevistas com coordenadores desses cursos tendo em vista a verificação de alternativas para os desafios que se apresentam na contemporaneidade em relação à qualidade educacional. Conclusivamente, o debate sobre o tema impõe-se no contexto de uma proposta de formação que não perca de vista a viabilidade econômico-financeira dos cursos ofertados; igualmente, que considere o oferecimento de vagas coerente com a realidade regional e o caráter identitário desses cursos.
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    Opções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público?
    (2013) NARDI, Elton Luiz; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon; GAMBA, Ivan Carlos
    O trabalho tem por objetivo analisar as condições estabelecidas pelos governos municipais enquanto opções político-institucionais, em vista da promoção da gestão democrática do ensino público nos sistemas municipais de ensino de uma região do Estado de Santa Catarina. Por meio do exame das leis municipais que institucionalizaram os sistemas, foram levantados os princípios e os espaços e mecanismos de participação. Os resultados levam a problematizar a ação governamental em face das opções político-institucionais que traduzem a regulamentação, especialmente por não interferirem decisivamente no exercício do poder político. Conclui que as opções dos municípios pesquisados não sinalizam para posições políticas que denotem alargamento das condições de democratização da gestão educacional.

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ISSN 1518-6385

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