Navegando por Autor "NAJJAR, Jorge Nassim Vieira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNa contramão da gestão democrática: políticas educacionais no Brasil a partir de 2016(2020) MORGAN, Karine Vichiett; NAJJAR, Jorge Nassim VieiraA partir da queda da Ditadura Civil-Militar e da construção de uma nova Constituição brasileira, a gestão democrática tornou-se princípio balizador da educação pública no Brasil. Importantes processos de alargamento da participação popular nas decisões no interior das instituições públicas e nos sistemas de ensino ocorreram, pautados, inclusive, por diversas políticas criadas para tal fim. Entretanto, após o Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016, retorna à agenda política a discussão sobre uma suposta ineficiência da educação pública, abrindo espaços para novas formas de gestão escolar que divergem frontalmente do princípio constitucional. Este artigo, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, objetiva descortinar e analisar os avanços históricos e os retrocessos nos processos democráticos na gestão dos sistemas e das escolas nos anos pós-Golpe de 2016. Conclui-se que, embora o País tenha conquistado um alargamento real da democracia na educação nas últimas décadas, tais conquistas permanecem instáveis e à mercê das variações político-partidárias.
- ItemO que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional(2017) MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre; NAJJAR, Jorge Nassim VieiraEste trabalho busca investigar as construções acerca da qualidade educacional no discurso de quatro gestores escolares de escolas públicas e privadas do município de Niterói - RJ. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de dados coletados em uma dissertação de mestrado em educação, inserida no escopo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação, da Universidade Federal Fluminense.