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Navegando por Autor "MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene"

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    Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
    (2021) MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene; LIMA, Anselmo; ALTHAUS, Dalvane
    O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho.
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    Uma análise de um texto prescritivo de uma universidade pública: a assessoria pedagógica universitária
    (2022) ANTONELLO,Jaqueline; MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise de um documento institucional de uma universidade pública por meio da abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e dos gêneros textuais. O documento analisado apresenta as atribuições da assessoria pedagógica universitária dessa instituição e é caracterizado como um texto prescritivo. A fim de identificar as características do agir do assessor pedagógico universitário de um contexto particular de ensino, de acordo com um texto prescritivo específico, este trabalho aborda pressupostos teóricos de autores como Machado (2007), Ferreira (2012), Broilo (2015), entre outros. Os resultados mostram que o texto prescritivo analisado apresenta informações muito genéricas sobre o papel do assessor pedagógico.

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ISSN 1518-6385

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