Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MORAIS, Pauleany Simões de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A docência universitária formação do professorado da área de Ciência da Computação
    (2023) MORAIS, Pauleany Simões de; SOUZA, Marlo Vieira dos Santos e; ROSA, Jean Clemisson Santos
    A formação docente universitária configura-se como um desafio histórico constituído desde a origem da própria universidade devido a sua natureza principal ser relacionada à pesquisa. A formação em Ciência da Computação para o Ensino Superior, em específico, representa-se com uma temática desafiadora na realidade universitária e em estudos acadêmicocientíficos. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo realizado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia(UFBA), em Salvador- Brasil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa e pesquisa-ação com procedimentos direcionados à revisão de literatura, observação em sala de aula e formação dos docentes do departamento referido. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a formação docente universitária na Ciência da Computação, de modo a compreender as necessidades da área e a relação sistêmica que deveria contribuir para o Ensino da Computação e a disseminação do pensamento computacional. Como resultado, observa-se que as formações oferecidas na Pós-Graduação aos professores universitários poderiam ser instituídas demaneira interdisciplinar com encaminhamentos didático-pedagógicos e específicos, enfatizando a constituição dos saberes necessários ao exercício da docência no Ensino Superior. Ainda nota-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento à formação do docente universitário em nível de Mestrado e Doutorado, com ausência de uma atuação sistêmica entre as várias modalidades de ensino, bem como reflexões sobre a prática docente no Ensino Superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Motivação e conhecimentos prévios: fatores condicionantes da aprendizagem do adulto na educação profissional
    (2012) MORAIS, Pauleany Simões de; TAVARES, Andrezza Maria Batista Nascimento; AZEVEDO, Márcio Adriano de; MEDEIROS, Priscilla de Costa Fernandes
    Vários são os aspectos que intervêm na aprendizagem dos adultos, dentre os quais destacamos a motivação e a exploração de conhecimentos prévios. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a interferência dos fatores motivação e conhecimentos prévios no processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática na Modalidade EJA do IFRN – Campus João Câmara. Caracterizou-se por ser de natureza descritiva, do tipo qualitativo e exploratório. Os dados analisados foram obtidos com base em um questionário semiestruturado aplicado aos 17 alunos que integraram a amostra deste estudo. Os principais fatores motivacionais citados pelos alunos foram a vontade de concluir o ensino médio para ingressar no mercado de trabalho (29%) e a busca de novos conhecimentos (23%). A maioria dos alunos (35%) citou questões relacionadas aos professores como fatores que levam a sentirem-se desmotivados para estudar, seguidos de 18% que relataram sentir-se cansados para estudar após a jornada de trabalho. Sobre a importância da utilização de exemplos do cotidiano durante as aulas, 94% afirmaram que eles facilitam a aprendizagem, pois ajudam a relacionar o assunto com acontecimentos do dia a dia, facilitando esse processo. De maneira geral, percebemos que é urgente a necessidade de redefinição da proposta pedagógica aplicada nas turmas de educação de jovens e adultos, sendo necessárias mudanças profundas a fim de conhecer de forma real o perfil desses alunos e adequar as práticas pedagógicas à realidade que é apresentada.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão