Navegando por Autor "MORAES, Caroline Ponce de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEfeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM(2022) MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Tereza Serrano; PEDREIRA, Carlos EduardoNeste artigo analisou-se a relação entre os indicadores educacionais e o desempenho em matemática de alunos de escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizou-se uma modelagem multinível com indicadores no nível da escola, a fim de medir o efeito no desempenho, além de fazer comparações descritivas por dependência administrativa. Os modelos ajustados foram controlados por variáveis da família e individuais no nível aluno. Encontrou-se que o efeito escola foi de 13% para as escolas privadas e 9% para as públicas, o que indica que os fatores que independem das ações pedagógicas e de gestão da escola têm uma grande contribuição no desempenho, tanto para os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas.