Navegando por Autor "MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação continuada em Mato Grosso: um olhar para as narrativas oficiais(2020) CAMARGO, Rosimeire Dias de; MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaEste artigo consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado, cujas reflexões partem de uma análise interpretativa das narrativas oficiais presentes na Política de Formação Continuada de Mato Grosso. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa narrativa, defendidos por Clandinin e Connelly (2015), e objetiva-se compreender a organização do modelo formativo da rede pública de ensino, segundo as narrativas oficiais. Tal modelo é fruto de um itinerário formativo marcado por instabilidades e limitações oriundas de oscilações na construção das narrativas político-pedagógicas que articulam a formação aos índices de proficiência dos estudantes.
- ItemA pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam(2016) MARIANI, Fabio; MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaO objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.
- ItemAprendizagens da docência no ensino superior indígena intercultural(2023) AZINARI, Amanda Pereira da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaO texto tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do Ensino Superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN