Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONERAT, Julio Cesar Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé: reflexões sobre uma experiência
    (2022) MONERAT, Julio Cesar Pereira
    O artigo realiza uma análise do papel da Disciplina de História na efetivação da educação tecnológica no campus Muriaé do IF Sudeste MG. O texto objetiva demonstrar a importância da Disciplina de História nesse processo tendo em vista seu papel no desenvolvimento de projetos de extensão popular e de pesquisa articulados ao ensino naquele campus. O referencial teórico é de matriz marxista, sendo relevantes os autores que desenvolvem o conceito de educação tecnológica. Metodologicamente o artigo combina (1) uma descrição e análise de processualidades efetivadas no campus Muriaé – relacionadas: à elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP); implementação de projetos de extensão popular e pesquisa histórica de movimentos sociais – com (2) uma revisão bibliográfica relacionada à educação tecnológica, bem como ao conhecimento científico. Descrição de processualidades, revisão bibliográfica e análise estão entremeadas no artigo, sendo apresentados e retomados sucessivamente. Na primeira parte, descreve-se a elaboração do PPP do campus e, em seguida, analisa tal dinâmica a partir da conceituação de educação tecnológica. Na sequência, o texto revisa teoricamente a concepção de ciência e sua relação com a educação tecnológica, utilizando-se desse referencial para analisar os projetos de extensão popular e pesquisa nos quais a Disciplina de História teve sua centralidade estabelecida e que são devidamente descritos no artigo. Articulando os momentos descritivos e analíticos apresentados no texto, o artigo não traz propriamente uma conclusão, mas sim revisa as práticas descritas, apontando as contradições que as acompanham e que se referem, fundamentalmente, às contradições da sociabilidade regida pelo capital, reforçando, em contrapartida, o papel emancipatório da educação tecnológica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão