Navegando por Autor "MIRANDA, Paula Reis de"
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- ItemA permanência dos estudantes no proeja: histórias de luta e resistência(2021) COSTA, Nara Soares; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis deEste artigo realiza uma análise crítica da permanência e resistência dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde no PROEJA do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais -Campus Rio Pomba (2008-2013). Na pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do material empírico a partir da história oral. Concluímos que os alunos retornam à escola em busca de escolarização e ascensão pessoal e profissional.
- ItemO PROEJA no IF Sudeste MG –CampusJuiz de Fora: ótica e fazer docente(2022) SOARES, Elimar Pimentel; MIRANDA, Paula Reis de; CARVALHO, Adriano Reder.O presente trabalho teve como objetivo conhecer a formação e as representações identitárias dos docentes em relação ao Curso Técnico em Secretariado na Modalidade PROEJA do IF Sudeste MG –CampusJuiz de Fora. A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2019 e consistiu na realizaçãodeentrevistas, gravadas em áudio, com seis professores do Curso. O roteiro das entrevistas abordou temas relacionados à formação docente e suas representações identitárias acerca do PROEJA,como modalidade de ensino capaz de promover uma inclusão efetiva, às dificuldades vivenciadas, metodologias e recursos didáticos utilizados, às características gerais dos discentes e à evasão escolar. As respostas foram transcritas e realizou-se a análise de conteúdo. Os professores não possuemformação específica para PROEJA, no entanto, apresentam ideias claras em relação à modalidade integrada de ensino. Conhecem seupúblico e se reinventam, tecendo estratégias de aproximação com os discentes,que dêcondições paraa construção do conhecimento para a vida. Asmúltiplasmetodologiasadotadassão desenvolvidas de forma independente. Reconhecemquea evasãodeva sercombatida. Afirmaram existir problemas relacionados ao currículo integrado, principalmente, à carga horáriaeindicaram a necessidade de ajudar o estudante a custear seu trajeto na instituição. Nesse contexto, o estudo podecontribuir para que a instituição repense suasações epolíticas educacionaisrelacionadas a essa modalidade de ensino, fomentando a permanência dos discentese combatendo a evasão, promovendo momentos de trocas de experiências entre os docentes, criando oportunidades de formação continuadaediscussões acerca do currículo integrado.