Navegando por Autor "MIORANDO, Bernardo Sfredo"
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- ItemA educação superior na literatura acadêmica da América Latina: características de um campo multidisciplinar(2024) SANTIN, Dirce Maria; MIORANDO, Bernardo Sfredo; CAREGNATO, Célia ElizabeteIntrodução: A educação superior é um campo em desenvolvimento no mundo todo e na América Latina. Objetivo: Este artigo analisa o desenvolvimento do campo na região a partir da literatura acadêmica. Metodologia: Com um enfoque cienciométrico, baseado em dados de publicação, analisa o crescimento, o idioma, as revistas de publicação, a distribuição geográfica, temática e de citações, a cooperação e a colaboração internacional nos artigos latinoamericanos sobre educação superior com circulação regional e internacional. Resultados/Conclusão: Os resultados mostram um campo multidisciplinar, que crece e se desenvolve em torno de debates e investigações sobre educação superior e universidade em uma multiplicidade de temas e enfoques.
- ItemDomínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil Artigos(2022) CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; LEITE, DeniseEste artigo propõe delimitar domínios de ação de pesquisadores como ferramentas para interpretar para quem a área da Educação produz conhecimento. Contextualiza a pesquisa em Educação no Brasil em suas condições institucionais e epistemológicas peculiares. Trabalha com conceitos sociológicos como campo científico, capitais científicos e autonomia do campo profissional para elucidar aspectos do contexto acadêmico brasileiro de produção do conhecimento em Educação. Associa a eles as noções de domínio e de interlocução com audiências para avançar na interpretação das contradições e heteronomias enfrentadas na área. Baseia-se na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores brasileiros reconhecidos por sua representatividade acadêmica com bolsas de produtividade e com histórico de liderança na investigação científica. Interroga como relações com diferentes grupos sociais sustentam processos de produção e circulação do conhecimento. Para dar conta desse questionamento, caracteriza o subcampo acadêmico-científico da Educação a partir de capitais específicos, públicos da pesquisa, critérios de prestígio e relações políticas. Discute estratégias de interlocução como categorias instrumentais para interpretar fenômenos associados à legitimidade científica e política. Como resultado, encontra quatro domínios de ação na produção de conhecimento em Educação: científico-disciplinar|| pedagógico|| político-gestor|| e socioeducativo dialógico. Conclui que, ao atuar nos diferentes domínios, esses pesquisadores de referência ordenam de forma variada as prioridades conferidas ao rigor científico e à intervenção socioeducacional.
- ItemEntrevista com o Prof. Jussi Välimaa: Educação superior na Finlândia, universidade e colegialidade em tempos de globalização(2018) MIORANDO, Bernardo Sfredo; VÄLIMAA, JussiIn this dialogue, Professor Jussi Välimaa speaks about various aspects of Finnish higher education, such as the historical traits that modeled it, the current scene of higher education research in Finland, internationalization of higher education and the underpinnings of collegial academic culture.