Navegando por Autor "MICHEL, Caroline Braga"
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- ItemNarrativas docentes de si em cartas virtuais: sentimentos e sensações de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia(2023) IGNÁCIO, Patrícia; MICHEL, Caroline BragaEste artigo objetivou analisar os sentimentos e as sensações de alfabetizadoras narrados em cartas virtuais produzidas a partir de suas experiências pessoais, formativas e profissionais durante o ensino remoto, em decorrência da Pandemia da Covid-19. A pesquisa consistiu em um estudo documental de 68 cartas escritas por professores em um curso de educação continuada no ano de 2020. Os resultados evidenciam narrativas permeadas por sentimentos de solidão, tristeza, medo e sensação de incapacidade, os quais foram identificados na interface das relações estabelecidas consigo, com os outros e com as verdades, e abordam preocupações relativas ao processo de alfabetização e à experiência docente em tempos pandêmicos. Ao mesmo tempo, referem a importância do compartilhamento na produção de sensações de segurança, motivação e inspiração.
- ItemO ensino remoto e o mal-estar docente(2023) FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; MICHEL, Caroline BragaEste artigo, problematiza os impactos do ensino remoto no estado emocional de professoras alfabetizadoras iniciantes da carreira docente, durante o distanciamento social imposto para conter a disseminação da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com quatro professoras da rede pública municipal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos das narrativas produzidas nos encontros de formação, que indiciam complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, frente as demandas do trabalho remoto. Observou-se que a lógica capitalista de uma superprodução constante, invade e compromete o tempo relacionado ao descanso e lazer dessas profissionais, extrapolando sua carga horária habitual. As docentes sentem-se sobrecarregadas com tantas exigências que transgridem suas responsabilidades profissionais, levando-as à exaustão ou doenças psíquicas.
- ItemUma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação(2018) MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, EduardoO objetivo deste artigo é investigar a Missão de Estudos enviada ao Uruguai no ano de 1913, sob a perspectiva dos discursos produzidos nos jornais A Federação, órgão oficial do governo e favorável a missão, e o Correio do Povo, periódico independente e contrário a esse ato das autoridades. Os dois periódicos estabeleceram um intenso debate em suas páginas sobre as vantagens ou não do envio de um grupo de professores ao Uruguai. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas edições do ano de 1913 de ambos os jornais. Ao todo foram localizadas 43 reportagens, sendo 29 em A Federação e 14 no Correio do Povo. As análises permitiram evidenciar um conjunto de oito elementos que justificaram a escolha: (i) o grau de adiantamento da instrução pública do Rio Grande do Sul; (ii) a distinção do Uruguai, (iii) o caráter internacional, (iv) a localização geográfica do Uruguai, (v) a língua utilizada, (vi) o baixo custo financeiro da missão, (vii) as relações culturais, políticas e econômicas estabelecidas entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e (viii) a vigência de um modelo político partidário, tanto no Rio Grande do Sul como no Uruguai, estruturado no positivismo.