Navegando por Autor "MEZADRI, Neri José"
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- ItemEducação para a democracia no contexto neoliberal contribuições da universidade para superar a subjetividade concorrencial(2022) MARCON, Telmo; SCOLARI, Adriel; MEZADRI, Neri JoséO presente artigo de natureza bibliográfica objetiva aprofundar os desafios para a formação de sujeitos democráticos num contexto de hegemonia do pensamento neoliberal, que prima pela construção de subjetividades concorrenciais. Entende-se, aqui, o neoliberalismo para além dos pressupostos classicamente considerados de política econômica que defendem um Estado mínimo na economia e nas políticas socioeducacionais. As contribuições de Dardot e Laval (2016) ampliam os horizontes dessa compreensão e problematizam como os pressupostos neoliberais adentram as subjetividades e produzem novos modos de vida. Conceitos como neossujeito, empresário de si, concorrência, competição, entre outros, traduzem esses novos pressupostos. Buscando traduzir essa intenção, o artigo inicia com uma problematização geral de temática; reconstrói os principais argumentos de Dardot e Laval sobre a “nova razão do mundo”, em diálogo com autores como Sennett e Antunes; na sequência, aprofunda alguns pressupostos da educação escolar, visando à formação de sujeitos democráticos, especialmente com a contribuição de Biesta. Na conclusão, reafirma-se a tese de que somente uma educação democrática é capaz de qualificar os pressupostos de sociabilidade em vista de uma vida em comum.
- ItemPotencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil: desafios de tradução(2020) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado; MEZADRI, Neri JoséO artigo de natureza bibliográfica analisa os desafios para traduzir as potencialidades e os riscos políticos e educativos das mobilizações sociais na contemporaneidade brasileira. O desafio é como traduzir as potencialidades e os limites das mobilizações sociais, suas reivindicações, formatos e propostas políticas. O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de mobilização social; constrói um diagnóstico da diversidade de expressões; aprofunda questões epistêmicas, entre as quais, o conceito de tradução; e reafirma a tese de que as mobilizações de 2013 a 2016 são complexas do ponto de vista analítico, bem como das potencialidades e dos riscos políticos e educativos.